A eurodeputada Ana Gomes salienta neste documentário que o economista e filósofo britânico Adam Smith afirmou que os dois acontecimentos mais importantes da História da Humanidade foram as descobertas da América, em 1492, e do caminho marítimo para a Índia em 1498. Outros historiadores internacionais falam da "era Vasco da Gama" da história do continente Asiático, que, segundo eles, durou desde a chegada das naus portuguesas ao Oceano Índico, em 1498, até 1945, quando o poder marítimo controlado pelas nações europeias ali terminou.
De Sines à Índia, do Atlântico Norte e Sul a África e ao Índico, serviu três reis e sobreviveu aos navegadores seus contemporâneos Bartolomeu Dias e Pedro Álvares Cabral, e também os seus pares Vice-reis da Índia, Afonso Albuquerque e Francisco de Almeida.
Hoje, nos livros de história em qualquer escola, em qualquer parte do mundo, há sempre, pelo menos, um português: Vasco da Gama. Pela diferença que fez neste mundo. Só por isso, salienta Ana Gomes, deve ser considerado o maior português de sempre!