Programas tv

Em Reportagem

O Tesouro Perdido de Manoel d´Anunciação

Géneros

  • Informação - Actualidades

Informação Adicional

O Tesouro Perdido de Manoel d´Anunciação

Episódio 44 de 0 Duração: 20 min


É a maior herança de um português actualmente em disputa no Tribunal Supremo de Apelo de Brasília. Os advogados dos herdeiros estimam em mil milhões de euros a fortuna deixada por um emigrante português, entre valores por ele depositados há quase 120 anos e os juros entretanto acumulados.
O caso já constitui um dos processos, há mais tempo em trânsito em tribunais brasileiros tendo até à data todas as decisões jurídicas sido contrárias aos interesses dos herdeiros. O caso é complicado pelo facto de a entidade depositária ter sido depois comprada por um banco de capitais britânicos que por sua vez seria tomado pelo Lloyds Bank, entidade que responde agora em tribunal aos herdeiros.
O Lloyds sustenta até aqui com sucesso não existirem provas materiais do depósito feito pelo português, apesar de os peticionários terem anexado no processo um edital publicado pelo banco depositário convocando os herdeiros
Durante cinco meses, a RTP investigou todo este processo, com resultados traduzidos na reportagem ?O Tesouro Perdido de Manoel d´Anunciação".

Neste trabalho, o jornalista António Mateus reconstitui a forma como Manoel D´Anunciação se tornou um dos homens mais ricos do Brasil, na sua época, apesar de ter emigrado clandestinamente e apenas com a roupa no corpo para aquele país, então território português.
A reportagem assentou numa investigação exaustiva de todos os registos sobre aquela região e época existentes nos Arquivos da Torre do Tombo, do Ministério dos Negócios Estrangeiros e do Estado de Pernambuco.
A história da vida deste português confunde-se com a do próprio Brasil, como afirma uma das suas herdeiras...

Ficha Técnica

Título Original
Em Reportagem
Duração
20 minutos