A RTP mandou analisar 57 notas recolhidas em Lisboa, Porto e Albufeira. A análise realizada no laboratório Sailab em Barcelona teve como objectivo saber se as notas de 10?, 20? e 50? continham vestígios de cocaína.
70,2% das notas deram resultado positivo com principal destaque para a cidade de Lisboa, onde das 19 notas analisadas apenas uma não continha microgramas de cocaína. O Porto foi a cidade com o resultado mais equilibrado. Desta análise também se pode constatar que as notas de 10 euros são as mais utilizadas pelos consumidores que enrolam as notas para inalar a droga.
A cocaína está cada vez mais a ganhar terreno em relação à heroína em Portugal. Não só no consumo mas também no narcotráfico. No ano de 2006, a Polícia Judiciária bateu todos os recordes, apreendeu 34 toneladas de cocaína. Calcula-se que o valor das apreensões foi de Mil e Quinhentos Milhões de euros. Dava por exemplo, para pagar metade do futuro aeroporto da OTA ou quase para construir duas pontes Vasco da Gama.
Há muitos anos que Portugal aparece referenciado nos relatórios internacionais como uma das principais portas de entrada de haxixe e cocaína na Europa. A maior parte da droga é desembarcada ao longo da costa portuguesa. No entanto, o sistema de vigilância LAOS da Brigada Fiscal está obsoleto. Só no final do ano deverá começar a ser substituido por um novo sistema.
?Snifando Euros? é uma reportagem do jornalista Jorge Almeida, com imagem de Paulo Jorge, edição video de Guilherme Brizido e pós-produção audio de Luís Mateus.