Programas tv

Em Reportagem

SEM RASTO DE JOANA

Géneros

  • Informação - Actualidades

Informação Adicional

SEM RASTO DE JOANA

Episódio 30 de 0 Duração: 20 min


O caso chocou o país no final do verão de 2004. A menina Joana Guerreiro de 8 anos de idade desaparecera da aldeia de Figueira, no concelho de Portimão. A sua mãe Leonor Cipriano desdobrou-se em entrevistas à comunicação social onde lamentava o desaparecimento da filha.
Poucos dias depois da Polícia Judiciária ter iniciado as investigações, Leonor e o irmão, João Cipriano, foram detidos sob a acusação de homícidio. Mas a história ainda viria a ter pormenores mais macabros. O tio confessou que esquartejou a menina em três partes mas nunca revelou onde esconderam o corpo. Aliás, até hoje o corpo de Joana não foi encontrado o que faz com que os advogados de defesa ainda tenham dúvidas sobre o verdadeiro destino da criança.


Nesta reportagem, João Cipriano que permaneceu calado durante todo o julgamento, quebrou o silêncio e concedeu uma entrevista por escrito à RTP. Os inpectores da Polícia Judiciária que tomaram conta do caso também falam pela primeira vez sobre uma das investigações mais complexas que aquela polícia enfrentou.


Sem Rasto de Joana, é uma reportagem do jornalista Jorge Almeida, com imagem de Pedro Silveira Ramos, edição de imagem de Paulo Nunes e pós produção audio de Luís Mateus.

Ficha Técnica

Título Original
Em Reportagem
Duração
20 minutos