Programas tv

Em Reportagem

John Oliveira: Oficial e Pacifista

Géneros

  • Informação - Actualidades

Informação Adicional

John Oliveira: Oficial e Pacifista

Episódio 16 de 0 Duração: 20 min


O luso-descendente John Oliveira foi porta-voz da marinha dos Estados Unidos no Iraque e no Afeganistão. Durante a guerra da informação deixa de acreditar na mensagem que era obrigado a vender aos jornalistas ?embedded? e passa a criticar a administração Bush em manifestações pacifistas.

Entre 2001 e 2003, o tenente Oliveira desempenha as altas funções de oficial de relações públicas no porta-aviões nuclear USS Theodore Roosevelt nas guerras do Afeganistão e do Iraque. Está habituado a falar em directo para as grandes cadeias de televisão e a dar a cara pelas políticas da administração Bush. O Roosevelt é o primeiro porta-aviões norte-americano a partir para o Afeganistão depois dos ataques terroristas do 11 de Setembro. No início, a moral no navio está em alta, mas aos poucos os marinheiros começam a duvidar da veracidade dos argumentos da Casa Branca, que justificou a guerra com a existência de armas de destruição maciça no Iraque. ?Esse argumento foi a maior mentira alguma vez aplicada ao povo americano?, confessa à RTP John Oliveira que entretanto aderiu aos movimentos pacifistas na América.. ?Bush não está a apoiar as nossas tropas. Está a usá-las?, acrescenta.
A reportagem foi realizada nos Estados Unidos e também conta com imagens exclusivas a bordo do porta-aviões nuclear USS Theodore Roosevelt, durante a guerra do Iraque, recolhidas pela RTP em 2003.

?John Oliveira: Oficial e Pacifista? é um trabalho assinado pelo jornalista Armando Seixas Ferreira e pelo repórter de imagem Miguel Montes. A edição video é de Paulo Marcelino e a Pós Produção Audio de António Garcia.

Ficha Técnica

Título Original
Em Reportagem
Duração
20 minutos