Programas tv

Bocage

A PENA DE TALIÃO

Géneros

  • Séries Nacionais

Informação Adicional

A PENA DE TALIÃO

Episódio 8 de 8 Duração: 60 min

Nove meses depois da sua entrada, Bocage abandona o Hospício e encontra trabalho na Oficina Tipográfica, Calcográfica, Tipoplástica e Literária do Arco do Cego. Entusiasmado pelo sucesso que o segundo volume de Rimas atinge, o impressor Simão Tadeu Ferreira apresenta à Real Mesa da Comissão Geral sobre o Exame e a Censura de livros pedido de licença para republicar o primeiro tomo do Rimas. A decisão de Bocage de subtrair algumas peças publicadas na edição anterior e substituí-las por outras mais recentes fazem o poeta entrar em polémica com o funcionário régio. Depois de um braço de ferro, a censura acaba por permitir que a obra seja enfim publicada.
Ao mesmo tempo, em França, o general Napoleão Bonaparte toma conta do poder em França, e começa a pressionar cada vez mais Carlos IV, rei de Espanha e sogro do príncipe D. João, com o objectivo de isolar e aniquilar Portugal, que insistia em manter-se fiel a Inglaterra.
Neste ambiente politicamente conturbado, Bocage parece ter definitivamente deixado para trás a sua vida dissoluta de tardes e noites perdidas em bebedeiras no Rossio. Enquanto as suas publicações anteriores à sua prisão, em 1797, circulam clandestinamente de mão em mão por todo o Reino, Bocage parece cada vez mais adaptado à situação de áulico do regime, até porque não tinha outra hipótese: o contrário significava voltar para os calabouços.
Lisboa, no final de 1801, vive um dos seus Invernos mais rigorosos. Bocage parece aos olhos do poder tão regenerado que o Intendente Pina Manique o convida a participar de uma festa no Teatro de São Carlos.

Ficha Técnica

Título Original
Bocage
Intérpretes
Miguel Guilherme, Carla Bolito, Henrique Viana, Margarida Marinho, João Saboga, Manuel João Vieira, Maria João Luís, Bruno Bravo, Fernando Luís, João Vaz, Anabela Teixeira
Realização
Fernando Vendrell
Autoria
Filipe Homem Fonseca e Nuno Duarte
Música
Manuel Paulo Felgueiras
Ano
2006
Duração
60 minutos