Fundada por flamengos, entre 1480 e 1490, a Vila do Topo, é das mais pitorescas localidades da ilha de São Jorge.
Antigo concelho, hoje, integrado no concelho da Calheta, abrangia os territórios das actuais freguesias de Vila do Topo e Santo Antão.
A igreja primitiva era do século XVI, mas foi arruinada pelo sismo de 1757, o famigerado ? mandado de deus ? e reconstruída mais tarde.
Famosa pelo seu ilhéu e o farol, a Vila do Topo, que tem em D. Manuel Bernardo de Sousa Enes, antigo Bispo da Diocese de Macau, umas das suas figuras mais ilustres, desempenhou um importante papel referencial nas ligações marítimas entre as ilhas de São Jorge e Terceira, dada particular localização do seu porto.
O ?Atlântida? esta semana será transmitido em directo da Vila do Topo, contando com a participação de diversos convidados, designadamente, o Presidente da Câmara Municipal, Duarte Silveira, da Junta de Freguesia, José Miguel Mendonça, o empresário José Leovegildo, antigos baleeiros, e dinamizadores da vida social, cultural e desportiva.
Não faltará, a gastronomia, o famoso queijo da ilha, a doçaria típica da zona, e a música tradicional, marchas populares, e a participação das ?Sociedade Filarmónica Recreio Topense? e ?Sociedade Filarmónica Clube União.?
Contamos, como sempre, com a sua participação, através do telefone (351) 296 202 767 ou por e.-mail : atlantida.acores@rtp.pt .