A freguesia de Castelo Branco, representa hoje em dia um papel importante no contexto económico da ilha do Faial.
A existência do aeroporto internacional da Horta na freguesia, o porto piscatório, as diversas indústrias de dimensão considerável em diversos ramos, os estabelecimentos de restauração e os estabelecimentos de alojamento comprovam a dinâmica da freguesia.
Nesta freguesia, do concelho da Horta, encontram-se também, diversas instituições e clubes, que contribuem de forma importante para o seu desenvolvimento e projecção de freguesia, com futuro.
A freguesia divide-se, naturalmente, em duas zonas, devido à grande diferença de altitudes entre as mesmas. A zona alta é conhecida como o lugar da Lombega e a zona baixa, sem denominação específica, conhecida como Castelo Branco.
Como sitio de interesse comunitário, o Morro de Castelo Branco, é um local de nidificação de aves, nomeadamente o cagarro, que entre os meses de Março e Outubro se mudam para aquelas paragens para chocarem os seus ovos e levarem consigo as novas crias.
O programa -Atlântida- que contará com a presença de vários convidados, reportagens sobre a realidade sócio - económica e as potencialidades naturais para o desenvolvimento do sector turístico.
O programa será animado musicalmente pela Filarmónica Euterpe de Castelo Branco, Grupo Folclórico e Etnográfico de Castelo Branco e pelo Grupo Coral de Santa Catarina.
Igualmente estarão em relevo os valores mais tradicionais da freguesia bem como a sua gastronomia e os seus artistas mais populares.
O Atlântida- estará aberto à participação dos telespectadores através do telefone (351) 296 202 767 ou por e-mail: atlantida.acores@rtp.pt.