Programas tv

Dia Santo

Festa do povo de Campo Maior

Géneros

  • Magazines

Informação Adicional

Festa do povo de Campo Maior

Episódio 4 de 13


Por inexistência de documentação, não é possível datar com precisão o início e origem destas festas, sendo provável terem como ponto de partida as festas em honra de São João Baptista, realizadas de 1893 a 1898. Com o decorrer do tempo, as celebrações em honra do Santo Precursor São João Baptista, começaram a ser chamadas festas do povo e dos artistas, por unirem os mestres da vila, artífices e comerciantes, que se juntavam para mostrarem a sua arte e artefactos, expostos na rua, por esses anos já enfeitadas com verduras, flores de papel e balões iluminados. A partir de 1911 os
festejos passaram a ser conhecidas por Festas do Povo, ou Festas das Flores, ou ainda, simplesmente, por Festas de Campo Maior.
Os Campo-Maiorenses só se dão por satisfeitos no dia em que cada rua parece tocada por uma varinha mágica, de alguma fada madrinha, a transformar Campo Maior num espectáculo de sonho, cor, luz e fantasia, onde as palavras deixam de fazer sentido perante tamanha beleza e orgulho dos habitantes. No total são cerca de 110 ruas enfeitadas. A alegria faz parte da tarefa colectiva do enfeitar das ruas. No dia da grande festa há foguetes e banda filarmónica, exibição de ranchos folclóricos, concertos, variedades, feiras de artesanato e gastronomia, para além da atribuição de prémios para a melhor rua enfeitada de vestidos de papel, as "saias".
Do Mundo já viste tudo,
Do bom, até do melhor,
Mas festas ainda não viste
Como as de Campo Maior

Campo Maior, sangue novo,
Ó terra dos meus amores,
Setembro, Festas do Povo,
As ruas cheias de flores.

Ficha Técnica

Título Original
Dia Santo
Série
I