Ep. 1
O bando do Zé do Telhado, em conjunto com o padre Torcato, preparam mais um assalto. Avançam. Ao chegar ao local, Zé do Telhado fica desconfiado.
Quando iniciam o ataque, são surpreendidos pela guarda. Trocam disparos. Zé do Telhado dá ordem de retirada. Alguns homens são atingidos entre os quais, Joaquim que acaba por morrer. Zé do Telhado, ferido, foge.
Daniel envia um bilhete a Clara. Esta, lê e fica nervosa.
Pedro e Daniel conversam. Pedro prepara-se para ir à caça de Javalis.
Mais tarde, o Jovem médico observa João Semana. Avisa-o que tem problemas de coração.
Zé do Telhado foge pelo mato. É surpreendido pela guarda que está acompanhada de Adriano.
Joana estranha o comportamento de João Semana. Acha-o cabisbaixo e melancólico.
Já à noite, Daniel e Clara encontram-se no quintal desta. Pedro passa pelo portão e percebe que ela está com alguém. Prepara-se para arrombar o portão. Clara e Daniel escondem-se. Ao entrar, surpreende o irmão. Fica transtornado. Pede a Clara para aparecer mas para sua surpresa surge Margarida.
Em casa, Clara chora. Agradece à irmã. O Reitor repreende-a novamente.
Adriano entra na vila com Zé do Telhado. Curiosidade dos habitantes.
Para surpresa de João Semana, o barbeiro consulta-se com o médico. João Semana avisa-o que tem de ser operado ao apêndice. Instantes depois, é avisado que o reitor desmaiou na igreja.
Enquanto examina o reitor, João Semana sente-se mal. Daniel observa-o. Nesse instante, o reitor morre. Triste, João Semana caminha pela igreja acompanhado por Daniel. Sente-se mal e morre.