Observados pelo ciumento HUGO, PEDRO e CRISTINA jantam à luz de velas. Esses, interessados um no outro, propõem-se um jogo de revelarem os seus segredos, mas que não cumprem à partida.
SOFIA vai visitar à avó, DONA CÂNDIDA, na Fazenda Flor do Minho.
Na volta ao hotel, após o jantar, PEDRO beija CRISTINA pela primeira vez à porta do quarto dela. Despedem-se. CRISTINA entra no quarto a mal acende a luz é surpreendida pela presença de HUGO, que conseguiu subornar o funcionário do hotel na obtenção da chave. HUGO agride CRISTINA dentro e fora do quarto. É preso no saguão do hotel depois de brigar com dois empregados.
Em Lisboa, dona ELISA, mãe de PEDRO, diz à filha JOANA que não gostou nada, nada, da viagem do filho ao Brasil, pois teme que ele possa se meter numa grande enrascada.
SOFIA fica sabendo que seu cavalo preferido, o Alma Lusa, foi vendido em leilão. Desespera-se e é consolada pela tia ISABEL.
CRISTINA formaliza queixa à polícia contra o marido HUGO.
PEDRO convida o detective LUIS ANTÓNIO para irem a Canela.
O jornaleiro MANECO, tenta roubar umas mangas para oferecer a NINA e se dá mal com os cachorros da casa assaltada.
SUZANA tenta conquistar DANI num passeio pela madrugada de Porto Alegre, mas é INGRID quem diz estar apaixonada. SUZANA toma essa declaração de INGRID como um desafio e fica enciumada.
HUGO sai da delegacia onde ficou preso e é obrigado por decisão judicial a manter-se longe de CRISTINA.
DIOGO encarrega GISELE, agora secretária de PEDRO na TELCOM BRASIL, de tentar descobrir quais são os verdadeiros objetivos do irmão na sua viagem.
Em Lisboa, RAQUEL, filha de PEDRO, diz à tia JOANA estar com saudades do pai e pensa em viajar ao Brasil. Tem em mente contar-lhe sobre a infidelidade da própria mãe, fato que PEDRO ignora, mesmo depois do pedido de divórcio feito pela esposa.
JOSÉ ALVES confirma à sua mulher, DONA MARIANA, sua firme intenção em se candidatar a prefeito de Canela.
SOFIA vai da fazenda à cidade e revê amigos e amigas que já não via há tempos. Cruza com NINA, atual mulher do seu pai, e com quem não se dá. Discutem. SOFIA agride NINA.