JOSÉ ALVES contabiliza suas cabeças de gado e prepara-se para ir a um leilão de cavalos em Porto Alegre. É nesses sítios que se sente bem e gosta de demonstrar o seu poderio econômico. Seus adversários, os Martins & Souza também irão ao leilão, mas para vender um de seus melhores cavalos e com isso conseguir algum dinheiro para pagas parte das dívidas da fazenda Flor do Minho. CARLOS tenta evitar que sua mulher NINA vá ao leilão, mas não consegue.
PEDRO se reúne com executivos da TELCOM BRASIL e quer mais informações sobre a empresa, em particular sobre a proposta de aquisição de uma nova subsidiária no sul do Brasil. DIOGO se irrita com o irmão, pois vê sua autoridade contestada.
HUGO procura por CRISTINA no hotel em que ela vive provisoriamente e - após discutirem - agride-a.
No grande leilão de cavalos de Porto Alegre, para além dos interessados, estão presentes JOSÉ ALVES, sempre acompanhado de seu capataz e segurança MANUEL FIRMINO; os irmãos Martins & Souza, CARLOS, MIGUEL e ISABEL, além da esfuziante NINA, mulher de CARLOS; PEDRO e o detective LUIS ANTÓNIO.
PEDRO vê JOSÉ ALVES pela primeira vez e não pode deixar de relembrar a morte do pai.
DIOGO encontra-se com HUGO, que lhe apresenta o agiota e mafioso RENATO, de quem consegue o empréstimo para o pagamento de suas dívidas junto à TELCOM.
No leilão, JOSÉ ALVES arremata o cavalo dos Martins & Souza e aumenta o ódio entre as famílias. O detective LUIS ANTÓNIO apresenta PEDRO aos irmãos Martins & Souza.
Enquanto isso, a banda de SOFIA procura um bar para fazer o primeiro show profissional do grupo. Vão a um bar alternativo da cidade, mas GUTO, namorado de SOFIA, se desentende com o dono.
PEDRO reencontra CRISTINA e começam a interessar-se um pelo outro. RAQUEL, filha de PEDRO, telefona de Lisboa, a dizer que tem saudades. Em casa, DIOGO parece meio arrependido pelo empréstimo que fez com o agiota, mas HUGO - ao telefone - lhe diz que não há volta atrás. JOÃO, filho de DIOGO, ouve a conversa e se assusta.