Por muito pouco CRISTINA e o pai JOSE¿ALVES não se encontram com PEDRO no posto de gasolina. Pai e filha abastecem e saem.
MIGUEL encontra PEDRO no posto e o leva para a fazenda Flor do Minho.
INÊS acompanha SOFIA a uma clínica, onde ela irá fazer testes de gravidez. Enquanto isso, BETO, GUTO e JOÃO, se reúnem para analisar os cartazes que mandaram fazer anunciando o show da banda.
CARLOS também se prepara para o jantar com PEDRO e despede-se em casa de NINA. Ela quer ir ao jantar, mas CARLOS explica que se trata de um jantar de negócios. NINA se aborrece...
No jantar, PEDRO e os Martins & Souza trocam impressões e falam de vários assuntos, em particular da presença portuguesa ao sul do Brasil. DONA CÂNDIDA aproveita para investigar mais a vida de PEDRO. A conversa acaba despertando em DONA CÂNDIDA saudades do falecido marido. Ela e ISABEL falam de Filipe Martins e Souza.
Já na fazenda de JOSÉ ALVES, CRISTINA quer saber um pouco sobre o passado do pai. JOSÉ ALVES desconversa.
Em Porto Alegre, ao chegar tarde em casa, DIOGO tem mais uma discussão com a mulher PATRÍCIA.
Na manhã do dia seguinte, JOANA tem uma reunião com ÁLVARO, o diretor financeiro da TELCOM BR. A pedido de PEDRO, ela quer examinar também os números da empresa, até agora discrepantes. Após a reunião, ÁLVARO telefona a DIOGO e diz que estão com problemas.
Por sua vez, HUGO quer saber de GISELE se ela falou com DIOGO sobre PEDRO afastar-se de CRISTINA. HUGO não se conforma com a possibilidade do divórcio e muito menos com o facto de ela (ainda) estar envolvida com um tipo estrangeiro. Ele promete infernizar a vida de DIOGO, se ele não colaborar e lembra a dívida que tem para com RENATO.
CARLOS e MIGUEL mostram a fazenda Flor do Minho para PEDRO.
SOFIA, incentivada por IN}ES conta a GUTO sobre o teste de gravidez e aproveita também para testar o amor do namorado. GUTO corresponde.
Na Flor do Minho, apresenta a PEDRO os projetos para novos negócios e à noite, os Martins & Souza levam PEDRO a um Centro de Tradições Gaúchas.
Na manhã seguinte, ISABEL vai à prefeitura tomar satisfações com o prefeito sobre as obras de desvio das águas na fazenda de JOSÉ ALVES. Percebe que o prefeito não está se importando com isso e tem com ele uma discussão áspera.
À saída, falando com a mãe ao telefone celular, ISABEL invectiva contra o prefeito e contra JOSÉ ALVES, que escuta - por acaso - a conversa. INÊS desacata JOSÉ ALVES.