SUZANA é chamada para se tornar assessora de uma grande Fundação Cultural em Porto Alegre.
Na Fazenda Flor do Minho, CARLOS e MIGUEL pensam o que pode ser feito para impedir o desvio das águas do rio que passa pela fazenda de José Alves e a deles. DONA CÂNDIDA interrompe a conversa e quer saber se o tal português, PEDRO SOARES E CASTRO, tem parentes no Brasil. Os filhos estranham a pergunta e ela diz que muitos anos antes, um português com o mesmo sobrenome quis fazer negócios com o pai deles.
A banda de SOFIA, já pensando no show de estréia do grupo, começa os ensaios na garagem de BETO, o baterista, nesse momento cada vez mais interessado em paquerar INÊS, a amiga de SOFIA.
SUZANA e RAQUEL acompanham INGRID e DANI à região de Missões, interior do Estado do Rio Grande do Sul, para a sessão de fotos publicitárias de INGRID. Durante a viagem, SUZANA - enciumada, desconfia que RAQUEL está dando em cima de DANI.
ISABEL volta para a casa da fazenda carregada de embrulhos e prendas para a família. CARLOS e MIGUEL propõem a ela uma reação contra as obras de desvio do rio mandadas fazer por JOSÉ ALVES.
Num café da cidade de Porto Alegre, DIOGO agradece a ROBERTO o facto dele ter negligenciado sobre algumas informações prestadas a PEDRO e JOANA sobre a TELCOM BR e recompensa-lhe por isso. Estão no café, cujo endereço GISELE deixou sobre a mesa de PEDRO. Este, ao ver o irmão no café, entende a mensagem e avisa a JOANA.
CRISTINA leva PEDRO ao campus da Universidade onde estudou e diz que aquele é um lugar de boas recordações. Confessa, então, estar apaixonada por PEDRO.
Por seu lado, HUGO pede a ajuda de GISELE para, juntos, atrapalharem a vida dos irmãos PEDRO e DIOGO.
CRISTINA volta à fazenda do pai e confessa que está apaixonada por um novo homem. Por seu lado, PEDRO fica sabendo pelo detective LUIS ANTÓNIO que FILIPE MARTINS 7 SOUZA também foi sócio de JOSÉ ALVES no Brasil e que morreu assim que a sociedade entre eles foi desfeita. PEDRO estranha a coincidência.
Em Missões, SUZANA se desentende com a prima RAQUEL e azeda o clima da viagem.
Em Porto Alegre, DIOGO recebe instruções do seu chantagista de onde e quando pagar os primeiros 50 mil dólares.