GISELE, cada vez mais aborrecida com DIOGO, diz a ele que ainda não conseguiu descobrir sobre as intenções de PEDRO vir ao Brasil, mas - pouco depois - escuta ao telefone uma conversa de DONA ELISA com a filha JOANA uqe esclarece essas intenções.
Tal telefonema acaba por dar a JOANA a certeza de que PEDOR veio ao Brasil ainda obcecado em descobrir o assassino de seu pai, supostamente JOSÉ ALVES.
Enquanto isso, a banda de SOFIA e aguto GRAVA NOVA MÚSICA PARA O cd-Demo, chamada "Segredo" e que mais tarde se transformará num dos sucessos do grupo. Ao terminar a gravação, dão-se conta de que a banda ainda não tem um nome. Decidem escolher um.
Na fazenda de JOSÉ ALVES, iniciam-se as obras de desvio de um riacho para favorecer a irrigação de uma nova plantação de soja. Esse desvio irá prejudicar o fluxo de águas para as terras dos Martins & Souza, vizinhos de JOSÉ ALVES.
Animado com o início das obras, JOSÉ ALVES reúne correligionários políticos na sua fazenda e lança o seu nome à convenção do partido que irá escolher o candidato à prefeitura.
ISABEL e INÊS, a tia e a melhor amiga de SOFIA, combinam ir a Porto Alegre visitá-la.
GISELE conta a DIOGO sobre o telefonema ouvido por ela entre DONA ELISA e a filha JOANA. DIOGO não acredita muito na história e, na mesma conversa, diz que está sendo muito pressionado pela mulher, enciumada, e sugere a GISELE tirar umas férias. GISELE não aceita a sugestão e briga com DIOGO.
CRISTINA visita o pai na fazenda no dia dos seus anos e recebe de prenda o cavalo que JOSÉ ALVES arrematou em leilão. JOSÉ ALVES se orgulha de ter comprado o melhor cavalo dos Martins & Souza por uma bagatela, segundo ele.
PATRÍCIA confessa à filha SUZANA que a sua relação com DIOGO piora dia-a-dia. Já nem dormem juntos.
A banda de SOFIA finalmente escolhe o nome: TPM.
Em Canela, o filho do meio de DONA CÂNDIDA, é eleito patrão do Centro de Tradições Gaúchas da cidade e conhece MARIA RITA, a quem passa namorar. Durante a festa, MIGUEL fica sabendo sobre as obras de desvio das águas feitas por JOSÉ ALVES e que, certamente, irão prejudicar a Flor do Minho.