A Povoação foi elevada a vila em 1839, depois de ter pertencido à tutela administrativa de Vila Franca do Campo e Nordeste. Local escolhido pelos primeiros povoadores para realizarem as primeiras experiências agrícolas, seria de esperar rapidamente um futuro auspicioso. Levou todavia muito tempo para que a Povoação, mercê da recuperação de muitos terrenos, pelo conhecido processo de " viragem das terras ", desse um salto em frente em termos agrícolas e ganhasse durante meio século o estatuto de " celeiro da ilha."
Hoje, a Povoação, pela via de muitos investimentos realizados nos últimos anos, é das vilas açorianas que mais progrediram, sem desfigurar, antes recuperando, o melhor do seu património arquitectónico, construindo novos edifícios e criando novas instituições e serviços.
Com paisagens únicas, praias de águas medicinais, jardins luxuriantes e um património histórico notável, entre o mar e a terra, a Povoação é o espaço escolhido para o Atlântida desta semana que será emitido a partir do Largo da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, na Lomba do Botão.
Mostraremos as imagens mais recentes que caracterizam o desenvolvimento da vila e suas Lombas e teremos muitos convidados que deixarão expressas a vivacidade da vida social, económica, artístico cultural e recreativa.
Daremos especial destaque ao recentemente criado Museu do Trigo e à recuperação dos velhos " trilhos " que enriquecem a natureza e a oferta turística.
O programa está aberto aos telespectadores através do telefone (351)296202767 ou por e- mail atlantida.acores@rtp.pt.
" Atlântida " é um programa da RTP/Açores, com produção de Victor Toste , realização de Emanuel Macedo e apresentação de Sidónio Bettencourt.