Na rua principal pára uma camioneta. De lá saem Chico Perigoso e Isaura, que, depois de uma longa viagem, chegam finalmente á terra prometida. Isaura olha assustada em seu redor, enquanto Chico aprecia um carro de boa marca que entra na vila e garante-lhe que um dia ele será proprietário de uma máquina daquelas. Isaura e Chico deixaram para trás Viana e um próspero negócio de gado. Renderam-se ao volfrâmio e ao sonho de enriquecer depressa.
Também Madame La Chienne e as suas meninas, Amélia, Isilda e Inácia resolveram tentar a sorte na zona das Beiras. Com os ouvidos cheios de histórias de ouro e champanhe, não hesitam em deixar a cidade do Porto.
Na aldeia, aliados e alemães dividem a exploração do minério. Exploração essa que emprega muita gente ansiosa de enriquecer . Vindos de todas as partes, homens, mulheres e crianças amontoam-se nas camionetas em direcção às minas de volfrâmio. Mas "na terra da fortuna só se safa quem se fizer surdo e cego à lei".
Apesar de ter chegado há pouco tempo, Chico faz questão de marcar pela diferença e recusa-se a entrar na camioneta , não quer ser tratado como gado. Preferia que o levassem de carro. Wulf, responsável pela exploração de volfro do lado alemão, sabe que é apenas uma questão de tempo até que o consiga domar.
António, taxista, tem uma das funções mais importantes na aldeia. O seu táxi transporta feridos e mortos, mas também serve de hospital quando este se encontra afastado. A mulher de Joaquim Capataz está prestes a dar á luz e é no táxi, com a ajuda de Isaura, que nasce o seu filho.
Quando não estão a trabalhar nas minas, a maioria dos mineiros passa o tempo na tenda do Grosso, onde Maria, a filha, desperta a atenção de todos os homens. Embriagado com a sua beleza, Bob Cartland, filho de um negociante de volfrâmio, nem reparou que estava do lado inimigo. Mas Maria parece não reparar nestas manifestações de interesse ... é fiel a Eduardo Covas, que ganha a vida como mineiro.