Na Quinta doa Amores, Maria Eduarda comunica a Miss Sarah que decidiu ir ao Brasil descobrir as suas verdadeiras raízes e para isso, vai até ao Ramalhete pedir a opinião e o auxílio de Afonso. Contudo antes de falar com o avô cruza-se com Marta, o que a deixa perturbada.
No clube, Teresa apresenta aos deputados do P.D.P. o programa eleitoral para Pinhais, com projectos diminutos mas realizáveis. Enquanto que, Estrela D¿Alva anuncia planos megalómanos e absurdos para o local. Assim, tendo os principais partidos alinhavado os objectivos das campanhas, lançam-se ao contacto directo com a população. E é ver os apoiantes de Teresa a actuar sobre a maior discrição e seriedade de promessas e a do candidato Camilo orientado pelo ministro para prometer electrodomésticos em troca de votos. À margem destas aldrabices está João que aproveita a ocasião para sabotar a campanha do P.P.P. Contudo, é inevitável o confronto das duas caravanas.
Longe desta confusão, Afonso escandaliza o padre Custódio ao comentar que Carlos está a viver com a namorada no Ramalhete.
Augusto surpreende Margarida no centro social com um ramo de flores e um convite.