Teresa é capa dos jornais ao ser denunciado o seu alcoolismo, o que escandaliza João e o leva a pensar que se trata de mais um golpe da trupe de Estrela D¿Alva.
Prestes a ser lida a sentença, Artur despede-se emocionado dos pais e confessa compreender a vergonha que podem sentir com a situação. Contudo Silva faz questão de mostrar o seu orgulho no filho. Quem também se prepara para ir apoiá-lo é Margarida, mas é surpreendida por Eurico que lhe declara o seu amor, caindo os dois novamente na tentação. Porém o que parecia o princípio do fim da sua angústia, torna-se o fim do principio do sonho de Guida, que a levam a não comparecer no tribunal. Todavia Artur é poupado da prisão ficando com a pena suspensa por dois anos, motivo mais do que suficiente para que Genoveva e Silva organizem uma festa para celebrarem.
Entretanto, no Ramalhete, Afonso e João ficam pasmados com a chegada de Carlos que com ele trás uma inesperada companhia. Marta a nova namorada do herdeiro Lencastre espanta todos com o seu à vontade e espontaneidade, sobretudo Afonso que exige ao neto uma explicação. Quem fica igualmente surpreendida é Maria Eduarda.
Após ter passado uma tarde com Miguel, Sofia fica em pânico ao saber que Maria, a sua empregada, disse a Artur que ela tinha saído com o namorado