Estrela D¿Alva indaga João sobre a as possibilidades de Camilo ser um bom pau mandado e aproveita a sua ida ao clube para inserir o candidato na esfera política. Entretanto é surpreendido por uma entrevista de Teresa em que são reveladas algumas das suas aldrabices. Quem também se encontra no clube é Augusto Salada que com mais uma das suas tiradas quase se mete em apuros com Bernardo e Tomé.
O julgamento de Artur prossegue com as declarações de Clarisse que revela os motivos da mudança de comportamento do réu, mas é o testemunho de Miguel que surpreende todos. Encerrando com uma emocionada e sincera confissão de Artur, pedindo uma nova oportunidade ao tribunal.
Entretanto, na Quinta dos Amores, Maria Eduarda recebe Afonso que a incentiva a ir ao Brasil procurar informações sobre a sua identidade. Apesar de se tentar convencer da sua ligação de sangue com os Lencastre, não deixa de ficar perturbada com um postal que Rosa recebe de Carlos.
No centro social, Eurico tenta mais uma vez explicar as suas ausências a Margarida, contudo ela mostra-se relutante a compreender e confronta-o com a possibilidade de ele poder vir a ser pai. Assustado com tal possibilidade o padre procura João numa tentativa de auxílio.
Enquanto isso, Gonçalo chama Raquel à razão para que acabe com a ridícula greve de fome. Desesperada com a implacável determinação do marido questiona-o sobre a existência de uma amante, a que ele acaba por confessar que ama outra mulher.