Na casa dos Cohen, Gonçalo entrega a Raquel os papéis do divórcio, a que ela se nega a assinar. Gerando, assim, uma atribulada discussão presenciada por Sofia e em que o banqueiro é peremptório em esclarecer a mulher de que com ou sem papéis estão separados.
Genoveva culpa a família pela saída do padre, enquanto que Margarida se mostra desiludida com a atitude que Eurico tomou depois da noite que passaram juntos. Por sua vez, Silva desabafa com Augusto os seus problemas familiares e apercebendo-se do interesse de Salada na filha promete arranjar um encontro entre os dois. O D.Juan de serviço ameaçado de morte vê-se obrigado a negar o convite de Estrela D¿Alva à câmara de Pinhais pelo P.P.P.
Ao passo que, o P.D.P. é informado de que Teresa está disposta a candidatar-se como independente à corrida autárquica. E é João quem vai transmitir a noticia bomba à trupe do ministro sem pasta.
Entretanto, Carlos de partida para o aeroporto surpreende a família ao anunciar a sua imediata viagem para a Escócia.
Na Quinta dos Amores Maria Eduarda confidencia a Miss Sarah que enquanto dançava a sua memória foi-lhe desfiando imagens da sua infância que põe em causa o seu parentesco com os Lencastre.