No Centro social, Margarida e Eurico conversam e declaram o amor que sentem um pelo outro. E levados pelas emoções do momento acabam por se beijarem, sendo surpreendidos por Clarisse. Esta resolve falar com os dois sobre os perigos do caminho que estão a trilhar, mas mostra-se mais revoltada com o padre e a sua incapacidade de assumir o que sente.
Quem também veste o papel de conselheira é Teresa, que farta das criancices de Carlos lhe dá um abanão, consciencializando-o de que se não enfrentar as derrotas, nunca será nada na vida.
Enquanto isso, na casa dos Cohen, Artur e Sofia aproveitam para namorar, mas são interrompidos por um telefonema de Miguel que deixa Sofia novamente confusa. Ela pede-lhe para que saia, e cruzam-se com Raquel, que insulta Artur. Ele ofendido com as acusações escandaliza Raquel ao chamá-la velha e deixa Sofia desconfiada ao mencionar a proposta que a mãe dela lhe fez. Mãe e filha entram numa acesa discussão, presenciada por Gonçalo, que cansado de sucessivos conflitos informa Raquel que chegou a altura de se separarem.
No Ramalhete, Carlos recebe o detective Alberto e tenta encontrar uma lacuna na sua investigação, mas o detective é peremptório na certeza sobre o parentesco com Maria Eduarda. Entretanto, Afonso chega a casa e aproveita para comunicar ao neto que pensa em convidar a sua irmã para morar no Ramalhete.
Enquanto isso, Estrela D¿Alva põe João ao corrente da situação em que se encontra e pede-lhe para convencer o velho Lencastre a recebê-lo.