Alexandrino e Teresa questionam incessantemente Miguel sobre o desaparecimento da arma do ministro. No meio da discussão que se instala na casa dos Estrela D¿Alva, Miguel acaba por insultar a mãe, que o esbofeteei-a. O ministro é ainda surpreendido com a noticia de que ficará com licença sem vencimento até se retractar a Afonso.
Enquanto isso, o caos está instalado nas as empresas Lencastre, pois as suas acções não param de descer. Tentando evitar uma catástrofe, Beatriz apressa-se em engendrar um plano para que recuperem rapidamente.
Vilaça ao saber do paradeiro de Castro Guimarães informa Afonso, o qual vai ao encontro do brasileiro para o desmascarar. Porém, Castro não se deixa amedrontar e com todas as mágoas e ódio do passado enfrenta o velho Lencastre. Este não resiste e Beatriz é informada de que ele se encontra no hospital.
Após, concretizar parte do seu plano de vingança o brasileiro vai até à Quinta dos Amores para enfernizar um pouco mais a existência de Maria Eduarda. Mas ao esbarrar com a implacável Miss Sarah põe em prática um plano de sedução para que a inglesa o deixe entrar.
No Clube, Tomé ao serviço da espionagem indaga Augusto sobre os autores da noticia que arrasou com os Lencastre. Salada orgulhoso com o seu feito acaba por revelar como tudo se passou e Tomé não perde tempo em avisar João Moniz.