Margarida desorientada com o turbilhão de sentimentos em que se encontra e decide ir até uma igreja pedir a Deus que a ilumine. Por sua vez, Eurico durante um almoço com o seu irmão deixa escapar a hipótese de regressar brevemente a África, o que deixa João desconfiado dos motivos de tal viagem. Determinado a afastar-se da tentação, o padre revela a Genoveva que vai procurar outra acomodação.
Enquanto isso, no hotel, Teresa adormecida pelo efeito do álcool é surpreendida com a entrada de uma empregada, que lhe conta uma história trágica de vida fazendo-a ver que não se pode entregar à solidão. Deambulante pelas ruas Teresa acaba por ser abordada por um homem que lhe propõe um negócio. Preocupada com a sua longa ausência está Clara, que decide pedir ajuda a João para a encontrar. Entretanto, Artur faz um ultimato a Sofia, mas ela anda muito confusa e não sabe quem ama realmente. Convencido que a irá ajudar a resolver-se, Artur beija-a. Porém, são interrompidos por um telefonema de João Moniz.
Castro Guimarães Salada e Estrela D¿Alva encontram-se novamente para engendrarem o plano de vingança e cabe a esta vez ao deputado arranjar maneira de as acções do Grupo Lencastre desçam ao máximo.
Na Quinta dos Amores, Rosa mostra muita vontade em conhecer o bisavô e Miss Sarah vai com ela até ao Ramalhete.
Carlos pede a Vilaça para lhe arranjar um encontro com o detective Alberto, para expor as suas desconfianças. E à noite ao regressar a casa, alguém alveja Carlos a tiro. Maria Eduarda pressente que algo se passa.