Carlos furta-se a Teresa com explicações evasivas e Gonçalo começa a desconfiar que Sofia está apaixonada pelas conversas que ela lhe faz. Artur discute com a mãe dizendo-lhe que não admite que ela volte á bruxa para falar dele. Afonso Lencastre confronta Carlos e desafia-o a assumir as suas responsabilidades. Embora o neto negue Afonso desconfia que Salomé está grávida e considera que o comportamento de Carlos deve ser o de um homem de coragem.
Margarida confidencia ao pai que está preocupada com os disparates que Artur anda a fazer e Silva aflito sem saber como proceder para com Artur.
Afonso habilidosamente consegue que João Moniz lhe conte o que se passa com Carlos e é claro que Afonso não se importa de ter um bisneto. Porém Carlos decidiu ir para Coimbra e romper definitivamente com Salomé, prometendo-lhe que caso esteja grávida vai dar todo o apoio ao filho.
Estrela D¿Alva começa a estranhar os comportamentos de Teresa que o evita e ao mesmo tempo o critica e o censura pela falta de tempo e a dedicação que devia ter á família.
A situação agrava-se de tal forma no Grupo Lencastre que Clara discute violentamente com Beatriz e dispõe-se a sair da empresa.
As suspeitas de Raquel e de Teresa sobre a alteração dos comportamentos dos filhos é confirmada por Raquel que se trata de um caso de amor por causa de um telefonema que ouve da filha.