Miguel ao saber da aventura amorosa da mãe, fica transtornado e nega-se a acreditar nas calúnias de Estrela D¿Alva. Porém, acaba por se convencer, quando ouve uma conversa em que João Moniz tenta dissuadir o deputado de matar Carlos Lencastre. Desiludido pela falta de coragem do pai, decide ele próprio lavar a honra dos Estrela D¿Alva. Procura, assim, o revólver do pai para se vingar.
Teresa instalada no Ramalhete, recupera a cada dia que passa as
forças que perdeu com o seu casamento falhado. Mas fica sobressaltada, quando João lhe diz que o deputado já sabe que ela teve um caso com Carlos. Prontamente, João acalma- a . Todavia, são surpreendidos por Clara que ao vê-los muito juntos, tem um ataque de ciúmes.
Entretanto, Afonso recebe o telefonema de João das Regras que com o intuito de animar o amigo, pede para ir passar o fim de semana a Santa Olávia com Teresa.
Maria Eduarda já está mais restabelecida e decide, finalmente, sair de casa e ir até ás empresas Lencastre, falar com Beatriz. Anunciando o seu desinteresse por todas as questões de heranças e de testamentos, que Vilaça lhe queria falar.