Estrela D¿Alva fica irritadíssimo com as reacções e acusações à sua mudança de partido. Sobretudo, com os comentários sobre o caso amoroso que Teresa teve. Determinado em saber o nome do amante da mulher, ameaça Augusto Salada com um revólver. Que acaba por confessar tudo o que sabe. Teresa fica preocupada com a desgraça que o marido pode fazer e com as proporções que a exposição da sua vida pessoal podem tomar. Assim, pede a João Moniz para arranjar maneira de falar com o Presidente do P. D. P. - Liónidas.
Entretanto, Margarida leva Eurico, ao clube, para conhecer Genoveva que fica completamente rendida aos encantos do Padre e o convida para um jantar de boas-vindas. Margarida aproveita para mostrar o bairro social a Eurico, que não fica impressionado com a miséria que vê, dada a sua experiência em África.
Para os lados de Santa Olávia, Carlos continua desanimado e comete erros atrás de erros. No entanto, Afonso farto da falta de coragem do neto para enfrentar o futuro, prega-lhe um sermão muito ríspido e duro. Por sua vez, Maria Eduarda está mais calma e em conversa com Miss Sarah mostra-se um pouco mais confiante no futuro.
Nas empresas Lencastre, Beatriz pede a Clara opinião sobre o que ela quer fazer, quanto à informação que Maria Eduarda lhes confessou sobre o negócio de tráfico de armas de Castro Guimarães.