Castro Guimarães surpreende Clara e Beatriz com a sua visita e com uma proposta que pode acabar de vez com a tragédia que se vive no Ramalhete. Caso não aceitem o seu negócio, ameaça com a mão justiceira que cairá sobre a família Lencastre.
Na Quinta dos Amores, Maria Eduarda está inconsolável e apresenta sinais de loucura. Não aguentando mais uma das provas do amor que viveu, pede a Miss Sarah que entregue o anel de noivado a Carlos. Enquanto isso, João Moniz tenta dissuadir Carlos de entrar em casa de Maria Eduarda.
Em conversa com Clara sobre esta tragédia, Teresa confessa que já teve um caso com Carlos e que continua a amá-lo. Longe de saber quem foi o amante da mulher, está Estrela D¿Alva que acaba por aceitar o negócio com o partido da oposição, com a certeza que, desta vez, será ministro.
Entretanto, Miguel vai até aos bombeiros agradecer a Artur e convida-o para jantar. Mas são surpreendidos por Sofia e Miguel percebendo que algo se passa entre a sua namorada e o filho dos Silva, obriga-a a decidir-se.
Ao saber do rompimento do noivado de Carlos e Maria Eduarda, Augusto Salada apressa-se a informar Castro Guimarães. Porém, o brasileiro surpreende-o ao dizer que o noivado terminou, por estarem convencidos de que são irmãos.