Afonso desconfiado em relação a Salomé, chama Carlos às responsabilidades. Beatriz aperta o cerco a Gouveia por forma a que as fábricas aumentem a produtividade enquanto Clara numa conversa com Vilaça desconfia de Beatriz. A tensão sobe no Grupo Lencastre e Gouveia receia pelo seu emprego. Carlos está preocupado porque Salomé veio a Lisboa dizer-lhe que está grávida e não sabe o que há-de fazer, pois não ama Salomé.
Teresa cada vez mais angustiada não consegue falar com Carlos e percebe que este lhe foge. Por outro lado a mulher do deputado não consegue compreender as reacções do seu filho Miguel que chega de excursão da Serra da Estrela para onde viajou com Sofia. Só que Teresa não sabe que durante a excursão incendiou-se a paixão entre Sofia e Miguel.
Margarida confronta Artur com a vida que ele leva. O "Rodas" discute com a irmã e nega que faça qualquer coisa de mal, mas a policia já sabe que ele recebe motas roubadas na sua oficina para lhe retirar peças para reparar outras motas. Genoveva já não consegue apaziguar a angústia por mais tempo e vai ter com Madame Zica. O mesmo se passa com Teresa que desvairada vai procurar Carlos e lhe pergunta porque anda a fugir dela. Estrela D¿Alva prepara a campanha eleitoral e João Moniz sugere-lhe uma promessa eleitoral revolucionária: a introdução de automóveis movidos a álcool de vinho.