Margarida comenta com Genoveva e Silva a nova amizade que Artur fez com a filha de um banqueiro, o que o deixa Genoveva empolgada. Artur dá consigo próprio a pensar constantemente em Sofia.
Vilaça conta o que se sucedeu no Clube a Clara, e avisa-a para ter cuidado, porque ainda é capaz de sobrar para ela. O que a deixa apreensiva.
Em conversa com Augusto, Castro Guimarães fala-lhe da jura que fez em vingar o mal que os Lencastre fizeram no passado. Augusto entusiasmado com estas revelações, descaí-se com a novidade de Beatriz ter uma filha até então desconhecida. O que deixa o brasileiro a congeminar novos planos.
Enquanto isso, Carlos hesitante procura Maria Eduarda e confronta-a com as acusações de Castro Guimarães. Ela fica transtornada com a violência e a frieza das palavras do seu grande amor e pede-lhe para não a julgar sem saber ao certo o que se passou. Dispõe-se a contar toda a verdade sobre a sua vida, mesmo que isso implique reviver o sofrimento que passou.
Artur e Sofia visitam os despojos do incêndio e aproveitam para se conhecer melhor, notando-se um mútuo interesse em aprofundarem a amizade.
Carlos, mais calmo, depois de ouvir as explicações de Maria Eduarda pede-a em casamento, virando mais uma página da história do casal.