Carlos e Sarah estão preocupados com o estado em que o avô ficou depois de receber o brasileiro. Nisto chega Gertrudes, de Santa Olávia, para acudir o patrão e conhece a neta de Afonso.
Teresa chama João para lhe mostrar a descoberta da identidade do comprador das acções Lencastre. Tomé Cantor é para a presidente da câmara de Pinhais o testa de ferro de Alexandrino nesta canalhice e decide averiguar. Colocando a pulga atrás da orelha do ministro em relação à lealdade dos seus sócios. Este exige a Tomé que o ponha a par das contas das empresas que está a gerir.
Genoveva está desgostosa com a vontade de Margarida casar somente pelo registro, e nem Silva a demove, só a Madame Zica.
Entretanto, no jardim do Ramalhete, Afonso ao ler o jornal morre tranquilamente. E é Carlos que o encontra juntamente com Sarah.
Vilaça é posto a par das descobertas de Teresa quando Clara o interrompe dar para a noticia. A família Lencastre está de luto, desolada com a perda do homem que os guiava, Carlos está completamente inconsolável.
Estrela D¿Alva descobre que foi Augusto que há um tempo atrás lhe roubou a pistola e tentou matar o herdeiro dos Lencastre e que Tomé lhe roubou todo o dinheiro que tinha.