Por atalhos, sem dinheiro, Sofia e Miguel regressam penosamente a casa enquanto Genoveva, sem querer aceitar a prisão do filho, arma um grande espectáculo á porta da esquadra.
A turbulência de Afonso é tal que questiona os seus próprios códigos de honra e confronta Vilaça com o valor dos juramentos e da honra. Tal como tinha falhado nas empresas, Afonso apercebe-se que falhou no campo dos valores e decide quebrar um dos juramentos que tinha feito que tinha feito ao pai e conta a verdade a Vilaça, Clara não é sua irmã. Clara é filha natural de Beatriz e foi entregue ao velho Ambrósio Vilaça para que a criasse como se fosse sua filha embora sobre a protecção dos Lencastre.
Por outro lado Sofia e Miguel chegam ás suas casas e percebe-se que a bonomia de Estrela D¿Alva é apenas aparente. Maltrata Miguel e avisa-o que o vai mandar para um colégio interno. Sofia fica desesperada ao saber da decisão do pai do namorado e Artur depois de ouvido pelo Juiz sai em liberdade provisória. É então que Castro Guimarães chega a Lisboa acompanhado de Maria Eduarda e Carlos desperta. Não consegue deixar de pensar naquela mulher tão bela que viu acompanhada de um brasileiro.