Fausto consegue, pouco a pouco, fazer ver a verdade àquele homem que sofre, ajeitando as pedras de um puzzle de sentimentos e acontecimentos intrincados, compondo o quadro onde se vê o único autor da tragédia que lhe marcou a vida para sempre: Silvestre. Venâncio, completamente desfeito, desorientado e desamparado, pede a Lourenço que tome conta de Dores e de Sabrina, pois ele terá de fugir para não ser preso.
No aeroporto, no cais de embarque Marlene, está prestes a seguir viagem. Cuza-se com Milú que acaba de chegar vinda do Brasil.
Luis, Luisinho e Rosarinho discutem a nova relação entre os três.
Dores, decidida a não deixar cair os Estaleiros, pede ajuda a Zulmira.
Daisy e Dora divertem-se, felizes pelas ruas de Viana..
No banco de um jardim, estão sentadas, Salomé e Felicia. Lourenço, com um ar comovido, aproxima-se das duas mulheres. Lourenço senta-se junto de Felicia que não o reconhece. Lourenço pegando-lhe nas mãos diz-lhe que a amou muito até ela ter ficado assim doente. À distância, Fausto observa a cena.. Salomé acha que é tempo de regressar.
Fausto corre na direcção de Lourenço, entrega-lhe uma disquete dizendo-lhe "Tem aqui o único documento que existe com a história da sua vida... Faça dele o que quiser".
O fogo de artificio encerra as festas da Senhora da Agonia forrando a ouro e prata o céu de Viana.
FIM