O reencontro entre José Eduardo e Luciana é comovente para os dois velhos amigos. Se bem que não há muito tempo para confraternizar. O Professor precisa de encontrar Marta. Luciana diz a José Eduardo que Marta terá partido com Jorge para ser internada numa clínica privada.
Enquanto isso, o automóvel de Jorge percorre a estrada em direcção ao repouso dos Guerreiros. Na Clínica, Cristina recebe um telefonema de Vaz, marido de Natércia a confirmar a reserva do quarto vago.
José Eduardo procura insistentemente Marta, investigando todas as listas de pacientes das clínicas privadas de Lisboa.
Na Escola de Artes das Caldas da Rainha, Francisco continua o seu jogo de sedução. A princípio, Amália resiste, mas depois, acaba por ceder aos encantos do D. Juan da Costa Oeste.
Marta chega à Clínica. Jorge discute com Cristina, dado que a vaga que Marta iria ocupar estava já sob reserva para acolher Natércia vaz.
No atelier, Mário revela a Toni a intenção de Bruno e de Filipe abandonarem a produção de quadros. Toni reage com violência. Mário pergunta a Toni se o assunto está, de algum modo relacionado com o consumo de drogas... Toni sai porta fora, ameaçando que irá trazer Filipe e Bruno pelas orelhas.
Carlos conta a Guida que José Eduardo, velho amigo de ambos, se encontra vivo e que assistiu Marta no Hospital.
Sílvia visita Rui no seu apartamento. Hermínio encontra a rapariga por acaso, em casa de Rui e desconfia da bondade de Rui e da verdade dos sentimentos que Rui jura sentir por Patrícia.
Toni dirige-se à roulotte de Laidinha à procura de Filipe. Como não o encontra, ameaça a irmã de Filipe que é salva pela chegada de Victor, Sales e Gonçalo.
Entretanto, Filipe e Bruno discutem sobre as dificuldades que ambos sentem em largar a droga.
José Eduardo regressa à clínica e encontra Marta deitada na cama de um dos quartos. Marta roga-lhe que não a mande embora. O Professor engole em seco.