Na roulotte, Laidinha mostra-se preocupada com o estado de saúde do irmão. Filipe, disfarça e confirma que está bem, mas implora dinheiro emprestado à irmã. Dois contos... para sair à noite. É também evidente que Filipe não está nada bem. A palidez e os suores denunciam a sua decadência física e psicológica. Laidinha desconfia.
Na casa de Guida, coincidentemente, Bruno roga à mãe por um empréstimo de cinco contos... As mentiras são mascaradas com ternura e Guida acaba por ceder.
Insatisfeito com o tratamento concedido a marta no Hospital, Jorge procura uma clínica privada para a convalescência de Marta.
Patrícia procura entender a atitude de Rui. Aconselhada por Luciana, patrícia contacta Rui por correio electrónico. No seu apartamento, Rui lê o e-mail de Patrícia e responde. Patrícia esclarece Rui. A companhia de Patrícia que despoletou os ciúmes era, afinal, Bruno, primo de Patrícia. Rui também consegue convencer Patrícia da bondade das suas intenções para com Sílvia e as pazes são feitas virtualmente via internet... E concretizadas no apartamento de Rui.
Desconfiada, Laidinha persegue o irmão pelas ruas de Lisboa. Filipe aproxima-se do prédio de Mário. Laidinha testemunha o negócio efectuado entre Filipe e Toni. Filipe entrega os dois contos a Toni contra a entrega de um pequeno pacote.
Na cozinha da propriedade de José Eduardo, Fátima interroga Amália acerca do seu colega Francisco. Amália não dá muita importância ao assunto.
No dia seguinte, José Eduardo passeia-se pela Quinta para recordar momentos ocorridos há muitos anos atrás, quando a polícia o prende, impedindo a fuga planeada para fugir à Guerra do Ultramar.
Nessa mesma manhã, Laidinha aflige-se com o estado debilitado de Filipe. Tenta acordá-lo... mas parece uma missão impossível. Em desespero de causa, Laidinha pensa em pedir ajuda a Joaninha.
Marta já sabe das diligências que Jorge tem vindo a tomar para a retirar do Hospital. Marta teme a reacção de José Eduardo.