Francisco e Amália namoram num pequeno barco, ancorado junto à margem da Lagoa de Óbidos.
Francisco aproveita para tirar fotografias para cumprir as tarefas impostas pela frequência do seu curso de fotografia.
Rui e Joaninha encontram-se, casualmente, com Guida e Gaspar. Ambos os casais passeiam pelas ruas de Lisboa. No momento em que Joaninha avista a mãe abraçada a um homem mais novo, sente-se constrangida e resolve afastar-se.
Já em casa, enquanto desabafa com o Padre Hermínio todos os seus males de amor, Rui recebe um telefonema de Sílvia que o deixa embaraçado.
Ema vasculha as gavetas da mansarda, à procura de indícios e de pistas que possam ajudar a resolver o mistério da morte de Mário. Descobre a pistola de Mário. Durante a busca é surpreendida pela chegada de Maria e de Micá. Ema, inadvertidamente, aponta a pistola às duas jovens que ficam sem pinga de sangue.
Mariana visita a neta Joaninha que ensaia com a sua banda na garagem. Fica surpresa com o talento vocal de Joaninha.
Enquanto Cristina sai com Flávia para desanuviar, numa romagem à Loja de Laidinha, Toni surge mais uma vez nos jardins da Clínica para abordar Janeco.
Desta vez, José Eduardo manteve a polícia em estado de alerta, esperando dissimulada, em redor da instituição. Mal Toni é descoberto, as sirenes da polícia disparam. Toni desata a correr em direcção ao carro. Arranca com a polícia no seu encalço, até que se despenha por uma ribanceira.
No entanto, consegue sobreviver ao acidente, esconde-se numa camioneta cheia de gado e regressa a Lisboa.