Na sala de espera do Hospital, Patrícia encontra Mário e condena a atitude do pai em relação à tentativa de suicídio de Marta.
Na roulotte, Laidinha começa a desconfiar que Toni conhece Filipe melhor do que supunha.
Manuela informa Jorge que a empresa acaba de perder alguns milhares na bolsa, dada a ausência de Jorge e dada a incompetência de Gaspar. Jorge convoca Gaspar para uma reunião e acusa-o de negligência na gestão dos negócios.
Guida analisa com Alves, o contabilista da Editora, o montante das dívidas e a viabilidade económica do projecto. Guida só encontra uma solução: pedir, mais uma vez, ajuda a Jorge. Carlos, outro dos sócios da Editora, aparece para ser confrontado com a situação catastrófica do negócio.
No Hospital e num estado ainda muito débil, Marta recorda a adolescência e as relações afectivas que mantinha com José Eduardo e com Jorge.
Patrícia confidencia a Hermínio que não entende a reacção de rejeição de Rui. Mário que também surge para visitar Marta, interroga Patrícia acerca dos motivos que conduziram Marta à tentativa de suicídio. Patrícia revela a Mário e ao Padre Hermínio que, afinal, José Eduardo está vivo e que foi ele que assistiu Marta no Hospital.
Nas Caldas da Rainha, Francisco tenta convencer Amália a sair à noite para uma discoteca.
Na Faculdade de Lisboa, Sílvia pede boleia ao Professor Rui. O automóvel de Rui cruza-se com Patrícia, que também seguia de carro. Patrícia presume que a razão da atitude de Rui para com ela resulta da relação com a rapariga que se senta no automóvel a seu lado. De regresso à clínica, O Repouso dos Guerreiros, Kátia confronta José Eduardo com a fotografia que Marta deixara cair no Hospital. O estado de espírito de José Eduardo muda acentuadamente. Algo parece irromper do seu passado, desencadeado pelo confronto com a fotografia, recordações nostálgicas, mas também dolorosas. Ainda no Hospital, Marta é consumida por uma dúvida que a deixa impaciente. Uma dúvida que a assalta e que tem a ver com a relação ambígua entre o Professor José Eduardo e Kátia. Questionado sobre o caso, O Dr. Gonçalo não revela o mistério porque o mistério também lhe suscita especulações.