No seu consultório, José Eduardo afoga as suas mágoas na bebida, enquanto contempla um tabuleiro de xadrez. Como se observasse a confusão que grassa na sua vida e na sua cabeça. Os sintomas de Stress de Guerra, desencadeados pelos acontecimentos que marcaram os últimos dias, começam a fazer-se sentir.
Num momento de descompressão e de arrebatamento, Filipe declara o seu amor por Joaninha. Joaninha tem muitas dúvidas em relação aos sentimentos que nutre por Filipe. Prefere afastar-se de vez ou pelo menos até Filipe resolver o seu problema: a toxicodependência. Se alguma vez o conseguir fazer.
Despedaçado pela nega de Joaninha, Filipe decide acompanhar a irmã e ajudá-la na loja de Óbidos.
Ema e Mariana visitam a Editora de Guida. Mariana, depois de se colocar a par da situação da empresa da filha, oferece-se para a ajudar financeiramente. Guida e Alves confessam que a ajuda seria providencial, mas revelam que já apalavraram um contrato com Jorge. O entusiasmo de Mariana não esmorece e assegura à filha que a ajuda não depende de uma colaboração com as empresas de Jorge. Antes pelo contrário. A presença de Jorge no negócio até poderá ser benéfica.
Rui conversa com Patrícia acerca de Bruno, no instante em que Bruno aparece no apartamento para entregar uma chave que Rui lhe emprestara para se encontrar com Sílvia. Patrícia olha para Rui petrificada. Rui fica gelado a ver Patrícia abandonar o apartamento.
Jorge pressiona Gaspar para que este resolva, o mais depressa possível, o processo negocial Dom a Editora de Guida.
Francisco e os amigos, beto, Isaura e Eva chegam à quita de José Eduardo para convidar Amália para sair. Para isso terão que convencer Fátima. O que não será nada fácil. Francisco deixa-se ficar para trás, com medo da reacção da tia de Amália. Os outros entram para falar com Fátima. Beto prepara-se para suplicar que Fátima autorize Amália a acompanhar o grupo numa saída nocturna para um baile de máscaras. José Eduardo reage com agressividade e rispidez.