Marta e Luciana antecipam os acontecimentos do jantar. Ambas receiam que o jantar descambe num cruel ajuste de contas orquestrado por Jorge.
Chega um doente em coma. José Eduardo, que está de urgência, salva-lhe a vida.Na Clínica, no antigo quarto de Marta, o Coronel relembra a amiga com saudade. Logo que a enfermeira Flávia entra no quarto, o Coronel disfarça para evitar revelar os seus sentimentos.
Bruno procura Joaninha na Faculdade. Pretende saber ao certo o que é que a irmã disse à mãe. Rui, Carlos e Sílvia também se cruzam nos corredores da Faculdade. Sílvia, mais uma vez, cria uma terrível confusão entre os Professores.
Finalmente, Bruno consegue encontrar Joaninha no bar da Faculdade.
Na Mansarda, Toni desentende-se com Eugénio e ameaça-o fisicamente. Mário interpõe-se, serenando os ânimos.
Bruno fala com a irmã acerca da conversa que a irmã teve com a mãe. Surge Sílvia, que diz a Bruno que está disposta a posar para ele.
Filipe comenta com Laidinha a mudança de Emília lá para casa. Vão habitar juntos, uma vez que Filipe não quer, nem por nada, mudar-se para Óbidos.
Patrícia reencontra-se com Rui, depois da chegada da mãe a casa. O casal mata saudades e Patrícia assegura a Rui que a partir daquele momento terá mais tempo para lhe dedicar.
Mário marca com Laidinha a mudança para Óbidos. Furiosa, Guida entra na Mansarda. Quer tirar a limpo tudo o que Joaninha lhe relatou.
Marta recorda um aniversário de Jorge, decorrido há muito tempo. Luciana faz-lhe companhia.
No Hospital, dá entrada um doente com Stress Pós Traumático. Sugestionado pelo sofrimento do doente, J. Eduardo recorda cenas de guerra. Cátia insiste em descobrir a sua verdadeira identidade. Algo que só J. Eduardo poderá desvendar.
Patrícia e Jorge acertam alguns pormenores sobre a festa.
Para remediar a situação no Atelier, praticamente parado desde a saída das Picassas, Toni procura Maria e Micá.