Carlos telefona a Sílvia, aluna da faculdade, para marcar um encontro.
Na Clínica, o reencontro entre os velhos amigos continua a surpreender e a emocionar, sobretudo Mário e Hermínio. O Padre propõe um jantar para comemorar o reencontro com J. Eduardo.
Joaninha convida Bruno e Filipe para a acompanharem à faculdade a fim de falar com eles para avaliar a melhor forma de os ajudar..
No atelier, Micá e Maria pintam. Eugénio entra e conversam um pouco acerca dos problemas de Bruno e Filipe. Eugénio admira o talento das meninas e aconselha-as a fugir, enquanto é cedo. O ambiente do atelier, segundo o Mestre não é nada edificante.
Jorge e Patrícia entram no quarto de Marta. A cumplicidade, entretanto gerada entre Natércia e Marta perturba Jorge. A conversa entre Marta e Natércia também confunde Jorge.
Marta e Jorge comentam o aparecimento de José Eduardo e as reacções dos amigos.
Na faculdade, no final de mais uma aula, Joaninha pede desculpa a Rui, pela atitude menos correcta que teve na aula anterior.
Marta continua a receber as visitas dos amigos. Natércia intromete-se sempre espirituosa, nem sempre oportuna..
Bruno e Filipe esperam por Joaninha na cantina da faculdade. Bruno fica embeiçado por Sílvia. Joaninha vai ter com Bruno e Filipe.Entretanto, na moradia em Lisboa, Luciana entra no quarto de Jorge.Sorrateira, Bina chama Luciana que se assusta e sai do quarto.Marta fala de José Eduardo e da propriedade com Hermínio, enquanto Mário e Guida conversam com José Eduardo, recordando velhos tempos. José Eduardo põe-se a par dos últimos acontecimentos em relação aos velhos amigos. Muitos anos passaram desde que José Eduardo foi aprisionado no navio e enviado para a Guerra de África. Desde então nunca mais houve contacto entre o grupo de amigos da juventude. Mais unidos não podiam Ter sido, mas a suspeita de traição contém os ânimos de José Eduardo. Não lhe sai da cabeça que um dos amigos foi o responsável pela denúncia. Um dos seus grandes amigos cujo lema era, à época um por todos, todos por um, denunciou o plano de fuga de José Eduardo. Resta saber qual deles... terá sido Mário? Jorge? Carlos? Marta? Ou mesmo Guida?