Ep. 286
Duração: 44min
Género: Ficção
Class.: 10AP
RTP1
Xana promete a Rafa levar a chave que ele encontrou para abrir o cofre que o miúdo imagina que existe mas que, na realidade, não é mais do que um apartado. Glória confessa a Vânia que depois de ver Vítor no Vadio, todo "esculpido", não teve coragem para lhe aparecer à frente. Vânia fica desiludida e insiste para que Glória marque novo encontro, sobretudo depois de ver as fotografias mas Glória está mais interessada no jogo de poker onde pode ganhar dinheiro. Valdemar e Paulo é que não gostaram nada de perder com a tia de Edgar e começam a elaborar um plano para colocar frente a frente Glória e Tamara na mesa de poker. Regina continua a andar com um jovem que os taxistas não gostam. Valdemar e Paulo tentam avisar Regina para ter cuidado com o jovem que só está interessado no dinheiro dela mas a chefe não quer saber e acha que são eles que estão a cobiçar o seu dinheiro. Vicente volta a intimidar Teresa e deixa um ramo de papoilas à porta dela com um cartão a dizer que quer voltar a vê-la. Teresa fica em pânico. Álvaro continua deprimido agarrado ao álcool e ao trompete. Guilherme tenta animá-lo mas não consegue. No apartado, Xana descobre o verdadeiro testamento de Amadeu onde o assassino da mãe de Alice deixa ficar a pensão e a tutela de Rafa à rapariga. Xana fica furiosa com Edgar e sente-se enganada. Xana bate em Edgar chama-lhe aldrabão e expulsa-o da pensão. Teresa fica muito abalada depois de receber as flores de Vicente e sente-se perseguida. Teresa vai para o lar e pede ajuda a Sofia para participar à polícia o que aconteceu. Emília apanha Guilherme a falar ao telefone com Alice mas o rapaz disfarça dizendo que ela ligou a dizer que não viria trabalhar. Emília estranha que também Álvaro não venha trabalhar mas Guilherme nada adianta sobre o estado do pai. Raquel confessa a Cecília que ainda não falou com a irmã porque estão zangadas. A chefe lembra-lhe que há outras modelos e que o tempo está a passar. Raquel promete tratar do assunto porque também não quer que a irmã perca a oportunidade. Raquel telefona a Maria João mas ela não atende. Tatiana não atende o telefone e Paulo decide ligar-lhe para a linha de valor acrescentado. O que ele não esperava era que ela atendesse como se fosse uma linha erótica. Paulo fica baralhado e Tati, assim que percebe que é ele, disfarça e diz tratar-se de uma brincadeira. Já Vânia, enquanto vai limpar o quarto, insiste para que Tatiana atenda o telefone e cante o fado enquanto ela lá esta. A fadista atende o telefone e obriga o cliente a ouvir o fado como se isso fizesse parte do resto. Glória fica finalmente a perceber porque é que Edgar foi expulso por Xana da pensão e aconselha-o a tentar manter-se junto de Rafa porque acredita que a rapariga vendo a afinidade que existe entre os dois vai acabar por amolecer. Claro que Glória também está a pensar no seu futuro porque teme que Xana a expulse da pensão. Como se não bastasse ter descoberto que Edgar a enganou, Xana ainda tem de suportar Sandra que vai à pensão dizer-lhe que já contratou um advogado e que vai ser guerra aberta. Álvaro sugere a Alice que dê a arma que Amadeu guardou a Guilherme para ele se desfazer dela. Cecília confronta Rute com os boicotes ao trabalho dela mas a rapariga nega qualquer envolvimento. Margarida prontifica-se para ir com Teresa à polícia e ainda fica mais inquieta quando, à frente dela, Teresa recebe um telefonema de alguém que do outro lado não responde, uma situação que segundo a rapariga se vem repetindo há já algum tempo. Cecília volta a pressionar Raquel dizendo-lhe que o cliente gostou muito de Maria João e quer fazer uma sessão fotográfica. Resignada, Raquel envia-lhe uma mensagem.
MAIS INFOOs Nossos Dias
É mais do que uma história de vingança. Uma luta constante pela verdade e justiça. Um jogo onde ninguém pode confiar em ninguém.
"Os Nossos Dias" é uma novela, que espelha a realidade contemporânea portuguesa. Uma história
emocionante e humana da busca pela verdade.
Alice tinha dois anos quando foi deixada à porta de um orfanato, "O Berço da Esperança". Nunca se descobriu a origem daquela menina nem qualquer indício do seu passado. A única pista sobre a família biológica de Alice é um fio com um medalhão, que ela trazia ao pescoço quando foi abandonada. No início da série, Alice está entre a espada e a parede: ou regulariza a situação com o senhorio até ao final do dia ou terá
de abandonar o apartamento. Desesperada, Alice percebe que não lhe resta outra solução que não seja empenhar o medalhão de ouro, a única ligação que tem à sua família biológica e, em particular, à mãe. Antes sequer que possa concretizar a ideia, Alice sofre um assalto por esticão e perde seu bem mais valioso: o fio e o medalhão? que acabam por ir parar às mãos erradas. É Emília Castilho quem o encontra, mais tarde, e que, ao abrir o medalhão e ver a fotografia que ele contém, dá de caras com a mulher e a criança que mandou assassinar há 23 anos. Emília chama Amadeu, o homem com quem sempre trabalhou, e exige-lhe uma explicação. Pressionado e angustiado, Amadeu acaba por confessar que não teve coragem de matar a criança. Emília, que parece não ter quaisquer constrangimentos morais, ordena-lhe que termine o serviço e volta a ameaçar Amadeu. Ou ele descobre o paradeiro daquela rapariga (Alice) e acaba com a vida dela ou ela manda matar o neto de Amadeu, o pequeno Rafael, de 7 anos. Amadeu sempre acolheu e cuidou de Alice e Xana, a melhor amiga de Alice, trata-as como se de duas filhas se tratassem. Depois de ter morto Júlia, Amadeu continuou a ter um contacto regular com Alice, por remorsos e compaixão. Ao mesmo tempo que Emília faz o ultimato a Amadeu, Alice muda-se para a pensão deste. Amadeu passa a ser um homem assombrado, hesitando sobre o que fazer. Quando descobre que tem uma doença terminal, Amadeu decide que lhe irá dizer a verdade: conta-lhe que Emília é a responsável pela morte de Júlia e que foi ele quem a matou. Sedenta de vingança, Alice procura e consegue a oportunidade de ir trabalhar para a grande cadeia de joalharias de Emília, tornando-se no braço direito da mulher de quem se quer vingar.
O que Alice não contava era apaixonar-se por Guilherme, o filho de Emília Castilho e noivo da sua antiga rival, Teresa Colaço.
Alice nunca perde o seu desejo de vingança a Emília e Guilherme é o seu calcanhar de Aquiles: tem medo de fraquejar por amor a ele. Nesta história, existem ainda outros núcleos, como as personagens que vivem na residencial de Amadeu, os criativos que trabalham na Agência de Publicidade, a Joalharia da família Castilho, passando pelo orfanato onde Alice cresceu e pelos núcleos cómicos como a Casa de Fados e a Empresa de Táxis, acabando nas famílias Colaço e Ribeiro que fazem parte do enredo da família Castilho. Uma novela cheia de emoções, que retrata a vida portuguesa como ela é. A história das personagens permite acompanhar a luta diária de pessoas comuns, num registo dramático ou cómico, tudo fazem para superar as adversidades da vida.
É mais do que uma história de vingança. Uma luta constante pela verdade e justiça. Um jogo onde ninguém pode confiar em ninguém
"Os Nossos Dias" é uma novela, que espelha a realidade contemporânea portuguesa. Uma história
emocionante e humana da busca pela verdade.
Alice tinha dois anos quando foi deixada à porta de um orfanato, "O Berço da Esperança". Nunca se descobriu a origem daquela menina nem qualquer indício do seu passado. A única pista sobre a família biológica de Alice é um fio com um medalhão, que ela trazia ao pescoço quando foi abandonada. No início da série, Alice está entre a espada e a parede: ou regulariza a situação com o senhorio até ao final do dia ou terá
de abandonar o apartamento. Desesperada, Alice percebe que não lhe resta outra solução que não seja empenhar o medalhão de ouro, a única ligação que tem à sua família biológica e, em particular, à mãe. Antes sequer que possa concretizar a ideia, Alice sofre um assalto por esticão e perde seu bem mais valioso: o fio e o medalhão? que acabam por ir parar às mãos erradas. É Emília Castilho quem o encontra, mais tarde, e que, ao abrir o medalhão e ver a fotografia que ele contém, dá de caras com a mulher e a criança que mandou assassinar há 23 anos. Emília chama Amadeu, o homem com quem sempre trabalhou, e exige-lhe uma explicação. Pressionado e angustiado, Amadeu acaba por confessar que não teve coragem de matar a criança. Emília, que parece não ter quaisquer constrangimentos morais, ordena-lhe que termine o serviço e volta a ameaçar Amadeu. Ou ele descobre o paradeiro daquela rapariga (Alice) e acaba com a vida dela ou ela manda matar o neto de Amadeu, o pequeno Rafael, de 7 anos. Amadeu sempre acolheu e cuidou de Alice e Xana, a melhor amiga de Alice, trata-as como se de duas filhas se tratassem. Depois de ter morto Júlia, Amadeu continuou a ter um contacto regular com Alice, por remorsos e compaixão. Ao mesmo tempo que Emília faz o ultimato a Amadeu, Alice muda-se para a pensão deste. Amadeu passa a ser um homem assombrado, hesitando sobre o que fazer. Quando descobre que tem uma doença terminal, Amadeu decide que lhe irá dizer a verdade: conta-lhe que Emília é a responsável pela morte de Júlia e que foi ele quem a matou. Sedenta de vingança, Alice procura e consegue a oportunidade de ir trabalhar para a grande cadeia de joalharias de Emília, tornando-se no braço direito da mulher de quem se quer vingar.
O que Alice não contava era apaixonar-se por Guilherme, o filho de Emília Castilho e noivo da sua antiga rival, Teresa Colaço.
Alice nunca perde o seu desejo de vingança a Emília e Guilherme é o seu calcanhar de Aquiles: tem medo de fraquejar por amor a ele. Nesta história, existem ainda outros núcleos, como as personagens que vivem na residencial de Amadeu, os criativos que trabalham na Agência de Publicidade, a Joalharia da família Castilho, passando pelo orfanato onde Alice cresceu e pelos núcleos cómicos como a Casa de Fados e a Empresa de Táxis, acabando nas famílias Colaço e Ribeiro que fazem parte do enredo da família Castilho. Uma novela cheia de emoções, que retrata a vida portuguesa como ela é. A história das personagens permite acompanhar a luta diária de pessoas comuns, num registo dramático ou cómico, tudo fazem para superar as adversidades da vida.