- PARTE 1
- PARTE 2
Ep. 172
Duração: 1h
Género: Ficção
Class.: 10AP
RTP1
Preocupada com o que possa acontecer a Edgar, Alice vai avisar Xana das verdadeiras intenções de Emília, ou seja, não entregar o dinheiro aos raptores e salvar o filho, liquidando quem o raptou. Xana tenta ligar a Edgar para o avisar mas ele não atende. No entanto, conta a Alice que através de Glória conseguiu saber a morada do armazém onde está Guilherme, porque o edifício pertencia a um tio de Edgar. Sem demoras, Alice vai para o armazém para tentar salvar Guilherme. Álvaro pede a Emília para ir ao hospital. Diz-lhe que já sabe que foi alguma coisa que comeu que lhe fez mal mas que os médicos não conseguiram identificar o que foi. Emília houve a notícia impávida como se não soubesse nada do assunto. Álvaro pergunta-lhe por Guilherme. Inicialmente Emília conta uma mentira mas depois acaba por revelar que ele foi raptado mas que o assunto será tratado. Álvaro tenta apenas assegurar-se que ela pretende pagar o resgate e Emília garante-lhe que sim. No entanto, a empresária estranha a reacção do marido que não se mostra surpreendido. Edgar chega à pensão e fica a saber que Alice perguntou por ele. O rapaz fala com Lopes. Os dois combinam levar o carro para o armazém. Edgar diz ao parceiro que só em cima da hora avisará Emília do local de entrega do dinheiro. Tiago desconfia que Sofia está sob o efeito de droga porque de repente parece muito descontraída. As suas suspeitas adensam-se quando os dois são chamados por Francisco. O patrão quer saber se pode confiar neles e fazer avançar o processo de plágio para tribunal ou se deve aceitar o acordo proposto assumindo as responsabilidades. Tiago, mais uma vez, afirma estar de consciência tranquila. Sofia diz o mesmo. No entanto, Sofia pede a Francisco para não incluir Tiago no processo porque toda a responsabilidade foi dela e mostra-se muito agitada. Susana conta ao pai que foi despedida por causa do murro que ele deu a Francisco e a cena de ciúmes que fez no restaurante mas não se mostra aborrecida com ele. Susana diz a Luís que está a considerar a possibilidade de ir para o Canadá para junto da mãe. Jacinto vai ter com Emília para saber notícias de Guilherme. A empresária mostra-se muito enervada por não estar a conseguir agir para salvar o filho e acaba mesmo por verter uma lágrima que sensibiliza Jacinto, que tenta confortá-la. É nesta altura que Simões liga a Emília dizendo-lhe que já sabem em que zona se encontra Guilherme. Entretanto, Alice chega ao armazém vestida de preto e com uma mascara na cabeça. Sem falar, solta Guilherme e foge. No entanto, o rapaz quer saber quem o salvou e vai atrás dela. Alice cai e Guilherme consegue tirar-lhe o capuz descobrindo que se trata da antiga noiva. Alice chora e foge. Guilherme fica estupefacto sem perceber nada mas assim que houve um carro no exterior do armazém reage e foge. No exterior estão Edgar e Lopes que entretanto percebem que estão a ser seguidos pelos homens de Emília e pretendem levar Guilherme para outro lugar. No entanto, ao entrarem percebem que Guilherme fugiu. Alice corre para o hospital para contar ao pai o que se passou e combinam que será ela a contar a Guilherme o que se passa. Simões liga a Emília a contar-lhe que ao chegar ao armazém já não tinha encontrado nada. Emília fica ainda mais ansiosa mas a angústia acaba depressa. Pouco depois tocam à porta e Guilherme aparece visivelmente cansado. Emília abraça-se ao filho a chorar. Guilherme explica-lhe que conseguiu fugir porque um dos raptores se esqueceu de uma faca. Emília fica desconfiada mas deixa a conversa para depois de ele descansar. Francisco explica a Cecília a decisão que tomou em relação ao processo de plágio e a mulher pede-lhe que tenha cuidado. No entanto, Francisco garante que confia em Tiago e Sofia.
MAIS INFOOs Nossos Dias
Ep.ºs (172) e (173) É mais do que uma história de vingança. Uma luta constante pela verdade e justiça. Um jogo onde ninguém pode confiar em ninguém.
"Os Nossos Dias" é uma novela, que espelha a realidade contemporânea portuguesa. Uma história
emocionante e humana da busca pela verdade.
Alice tinha dois anos quando foi deixada à porta de um orfanato, "O Berço da Esperança". Nunca se descobriu a origem daquela menina nem qualquer indício do seu passado. A única pista sobre a família biológica de Alice é um fio com um medalhão, que ela trazia ao pescoço quando foi abandonada. No início da série, Alice está entre a espada e a parede: ou regulariza a situação com o senhorio até ao final do dia ou terá
de abandonar o apartamento. Desesperada, Alice percebe que não lhe resta outra solução que não seja empenhar o medalhão de ouro, a única ligação que tem à sua família biológica e, em particular, à mãe. Antes sequer que possa concretizar a ideia, Alice sofre um assalto por esticão e perde seu bem mais valioso: o fio e o medalhão? que acabam por ir parar às mãos erradas. É Emília Castilho quem o encontra, mais tarde, e que, ao abrir o medalhão e ver a fotografia que ele contém, dá de caras com a mulher e a criança que mandou assassinar há 23 anos. Emília chama Amadeu, o homem com quem sempre trabalhou, e exige-lhe uma explicação. Pressionado e angustiado, Amadeu acaba por confessar que não teve coragem de matar a criança. Emília, que parece não ter quaisquer constrangimentos morais, ordena-lhe que termine o serviço e volta a ameaçar Amadeu. Ou ele descobre o paradeiro daquela rapariga (Alice) e acaba com a vida dela ou ela manda matar o neto de Amadeu, o pequeno Rafael, de 7 anos. Amadeu sempre acolheu e cuidou de Alice e Xana, a melhor amiga de Alice, trata-as como se de duas filhas se tratassem. Depois de ter morto Júlia, Amadeu continuou a ter um contacto regular com Alice, por remorsos e compaixão. Ao mesmo tempo que Emília faz o ultimato a Amadeu, Alice muda-se para a pensão deste. Amadeu passa a ser um homem assombrado, hesitando sobre o que fazer. Quando descobre que tem uma doença terminal, Amadeu decide que lhe irá dizer a verdade: conta-lhe que Emília é a responsável pela morte de Júlia e que foi ele quem a matou. Sedenta de vingança, Alice procura e consegue a oportunidade de ir trabalhar para a grande cadeia de joalharias de Emília, tornando-se no braço direito da mulher de quem se quer vingar.
O que Alice não contava era apaixonar-se por Guilherme, o filho de Emília Castilho e noivo da sua antiga rival, Teresa Colaço.
Alice nunca perde o seu desejo de vingança a Emília e Guilherme é o seu calcanhar de Aquiles: tem medo de fraquejar por amor a ele. Nesta história, existem ainda outros núcleos, como as personagens que vivem na residencial de Amadeu, os criativos que trabalham na Agência de Publicidade, a Joalharia da família Castilho, passando pelo orfanato onde Alice cresceu e pelos núcleos cómicos como a Casa de Fados e a Empresa de Táxis, acabando nas famílias Colaço e Ribeiro que fazem parte do enredo da família Castilho. Uma novela cheia de emoções, que retrata a vida portuguesa como ela é. A história das personagens permite acompanhar a luta diária de pessoas comuns, num registo dramático ou cómico, tudo fazem para superar as adversidades da vida.
É mais do que uma história de vingança. Uma luta constante pela verdade e justiça. Um jogo onde ninguém pode confiar em ninguém
"Os Nossos Dias" é uma novela, que espelha a realidade contemporânea portuguesa. Uma história
emocionante e humana da busca pela verdade.
Alice tinha dois anos quando foi deixada à porta de um orfanato, "O Berço da Esperança". Nunca se descobriu a origem daquela menina nem qualquer indício do seu passado. A única pista sobre a família biológica de Alice é um fio com um medalhão, que ela trazia ao pescoço quando foi abandonada. No início da série, Alice está entre a espada e a parede: ou regulariza a situação com o senhorio até ao final do dia ou terá
de abandonar o apartamento. Desesperada, Alice percebe que não lhe resta outra solução que não seja empenhar o medalhão de ouro, a única ligação que tem à sua família biológica e, em particular, à mãe. Antes sequer que possa concretizar a ideia, Alice sofre um assalto por esticão e perde seu bem mais valioso: o fio e o medalhão? que acabam por ir parar às mãos erradas. É Emília Castilho quem o encontra, mais tarde, e que, ao abrir o medalhão e ver a fotografia que ele contém, dá de caras com a mulher e a criança que mandou assassinar há 23 anos. Emília chama Amadeu, o homem com quem sempre trabalhou, e exige-lhe uma explicação. Pressionado e angustiado, Amadeu acaba por confessar que não teve coragem de matar a criança. Emília, que parece não ter quaisquer constrangimentos morais, ordena-lhe que termine o serviço e volta a ameaçar Amadeu. Ou ele descobre o paradeiro daquela rapariga (Alice) e acaba com a vida dela ou ela manda matar o neto de Amadeu, o pequeno Rafael, de 7 anos. Amadeu sempre acolheu e cuidou de Alice e Xana, a melhor amiga de Alice, trata-as como se de duas filhas se tratassem. Depois de ter morto Júlia, Amadeu continuou a ter um contacto regular com Alice, por remorsos e compaixão. Ao mesmo tempo que Emília faz o ultimato a Amadeu, Alice muda-se para a pensão deste. Amadeu passa a ser um homem assombrado, hesitando sobre o que fazer. Quando descobre que tem uma doença terminal, Amadeu decide que lhe irá dizer a verdade: conta-lhe que Emília é a responsável pela morte de Júlia e que foi ele quem a matou. Sedenta de vingança, Alice procura e consegue a oportunidade de ir trabalhar para a grande cadeia de joalharias de Emília, tornando-se no braço direito da mulher de quem se quer vingar.
O que Alice não contava era apaixonar-se por Guilherme, o filho de Emília Castilho e noivo da sua antiga rival, Teresa Colaço.
Alice nunca perde o seu desejo de vingança a Emília e Guilherme é o seu calcanhar de Aquiles: tem medo de fraquejar por amor a ele. Nesta história, existem ainda outros núcleos, como as personagens que vivem na residencial de Amadeu, os criativos que trabalham na Agência de Publicidade, a Joalharia da família Castilho, passando pelo orfanato onde Alice cresceu e pelos núcleos cómicos como a Casa de Fados e a Empresa de Táxis, acabando nas famílias Colaço e Ribeiro que fazem parte do enredo da família Castilho. Uma novela cheia de emoções, que retrata a vida portuguesa como ela é. A história das personagens permite acompanhar a luta diária de pessoas comuns, num registo dramático ou cómico, tudo fazem para superar as adversidades da vida.