Ep. 121
Duração: 41min
Género: Ficção
Class.: 10AP
RTP1
Valdemar fica a saber que não é pai de Hélder e corre para casa para junto de Celeste e das filhas. Hélder, que já se imaginava filho do taxista, sente-se desiludido. Maria João tenta apoiar o novo namorado, enquanto Regina em tom de vingança por ele ter ficado com a mecânica, o manda embora. Tiago conta a Sofia que Guilherme pediu Alice em casamento e que ela aceitou. Enquanto isso, no retiro, Teresa finge-se integrada mas continua muito distante da meditação proposta. Alice diz à amiga Xana que vai viver com Guilherme antes mesmo do casamento. Xana fica preocupada porque acha que a amiga está a abusar da sorte e a meter-se no covil do lobo mas Alice acredita que estando perto de Emília será mais fácil controlar-lhe os passos e adianta que vai conseguir vingar-se de Emília sem prejudicar Guilherme. O detetive liga a Emília a contar-lhe que perdeu o director da clínica. A empresária imagina que ele, certamente, terá ido à procura de Álvaro e pensa bem. Fazendo como prometera, o director da clinica vai a casa de Álvaro e tenta que ele lhe dê dinheiro a troco de informações. Como percebe que Álvaro, apesar de rejeitar a sua presença, manifesta ter dúvidas em relação à veracidade do que se passou com a falsa Júlia, insiste em ser recompensado para dizer tudo o que sabe sobre Emília e a mulher que ele julgava ser a sua amante. Emília vai a correr para casa mas não chega a tempo. Álvaro mostra-lhe a gravação onde pede ao director da clinica para se dar como culpado por ter apresentado a mulher que estava internada na clínica como sendo a sua antiga amante. Inicialmente Emília tenta negar mas, sem conseguir, acaba por confessar e dizer ao marido que tudo o que fez sempre foi por ele, porque afinal quem a traiu foi ele. Álvaro fica furioso quase a ponto de lhe bater mas evita-o e acusa-a de ter ficado com ele apenas por causa do dinheiro. Depois da discussão com Emília, Álvaro liga ao filho e pede-lhe para almoçar com ele em casa. Na presença de Emília, Álvaro conta ao filho que vai sair de casa e pedir o divórcio porque Emília para evitar a separação, pagou ao director da clinica para fingir que determinada doente era a amante dele. Guilherme fica chocado com a atitude da mãe mas ainda se sente pior quando os pais discutem à frente dele com acusações mútuas. Álvaro acusa Emília de só querer o dinheiro dele e Emília tenta fazer o papel de boa mulher ao dizer que só fez o que fez para bem dele, lembrando como ele se tentou suicidar. Francisco vai a casa de Susana mas não se sente com vontade de estar com ela. Emília tenta explicar-se perante o filho mas Guilherme sai de casa e prefere não ouvir. Emília sente-se frustrada por perceber que a situação saiu do seu controlo. Tal como combinado com a mãe e com Cecília, Rosarinho tenta falar com Bernardo mas acaba por sofrer muito porque quando lhe pede para se afastar de alguns amigos e voltar a estar com ela, Bernardo diz-lhe que quer é afastar-se dela. Rosarinho não consegue conter as lágrimas face a tanto desprezo e Bernardo faz-se de forte. Jacinto leva uma esteticista ao hospital para arranjar as unhas à mulher que continua em coma. Emília pede ajuda a Alice para apoiar o filho durante o processo de divórcio dos pais. Sidónio e Paulo chamam à atenção de Valdemar pela satisfação que mostrou junto de Hélder ao saber que não era pai dele, deixando o rapaz muito magoado. Para compensar o jovem do desgosto que apanhou, Valdemar decide fazer-lhe uma festa de despedida. Conceição volta a mexer a mão e depois novamente o dedo e depois as pestanas. Jacinto e Tiago percebem que ela está a acordar e ficam simultaneamente aflitos e entusiasmados. Tiago corre a chamar a enfermeira.
MAIS INFOOs Nossos Dias
É mais do que uma história de vingança. Uma luta constante pela verdade e justiça. Um jogo onde ninguém pode confiar em ninguém.
"Os Nossos Dias" é uma novela, que espelha a realidade contemporânea portuguesa. Uma história
emocionante e humana da busca pela verdade.
Alice tinha dois anos quando foi deixada à porta de um orfanato, "O Berço da Esperança". Nunca se descobriu a origem daquela menina nem qualquer indício do seu passado. A única pista sobre a família biológica de Alice é um fio com um medalhão, que ela trazia ao pescoço quando foi abandonada. No início da série, Alice está entre a espada e a parede: ou regulariza a situação com o senhorio até ao final do dia ou terá
de abandonar o apartamento. Desesperada, Alice percebe que não lhe resta outra solução que não seja empenhar o medalhão de ouro, a única ligação que tem à sua família biológica e, em particular, à mãe. Antes sequer que possa concretizar a ideia, Alice sofre um assalto por esticão e perde seu bem mais valioso: o fio e o medalhão? que acabam por ir parar às mãos erradas. É Emília Castilho quem o encontra, mais tarde, e que, ao abrir o medalhão e ver a fotografia que ele contém, dá de caras com a mulher e a criança que mandou assassinar há 23 anos. Emília chama Amadeu, o homem com quem sempre trabalhou, e exige-lhe uma explicação. Pressionado e angustiado, Amadeu acaba por confessar que não teve coragem de matar a criança. Emília, que parece não ter quaisquer constrangimentos morais, ordena-lhe que termine o serviço e volta a ameaçar Amadeu. Ou ele descobre o paradeiro daquela rapariga (Alice) e acaba com a vida dela ou ela manda matar o neto de Amadeu, o pequeno Rafael, de 7 anos. Amadeu sempre acolheu e cuidou de Alice e Xana, a melhor amiga de Alice, trata-as como se de duas filhas se tratassem. Depois de ter morto Júlia, Amadeu continuou a ter um contacto regular com Alice, por remorsos e compaixão. Ao mesmo tempo que Emília faz o ultimato a Amadeu, Alice muda-se para a pensão deste. Amadeu passa a ser um homem assombrado, hesitando sobre o que fazer. Quando descobre que tem uma doença terminal, Amadeu decide que lhe irá dizer a verdade: conta-lhe que Emília é a responsável pela morte de Júlia e que foi ele quem a matou. Sedenta de vingança, Alice procura e consegue a oportunidade de ir trabalhar para a grande cadeia de joalharias de Emília, tornando-se no braço direito da mulher de quem se quer vingar.
O que Alice não contava era apaixonar-se por Guilherme, o filho de Emília Castilho e noivo da sua antiga rival, Teresa Colaço.
Alice nunca perde o seu desejo de vingança a Emília e Guilherme é o seu calcanhar de Aquiles: tem medo de fraquejar por amor a ele. Nesta história, existem ainda outros núcleos, como as personagens que vivem na residencial de Amadeu, os criativos que trabalham na Agência de Publicidade, a Joalharia da família Castilho, passando pelo orfanato onde Alice cresceu e pelos núcleos cómicos como a Casa de Fados e a Empresa de Táxis, acabando nas famílias Colaço e Ribeiro que fazem parte do enredo da família Castilho. Uma novela cheia de emoções, que retrata a vida portuguesa como ela é. A história das personagens permite acompanhar a luta diária de pessoas comuns, num registo dramático ou cómico, tudo fazem para superar as adversidades da vida.
É mais do que uma história de vingança. Uma luta constante pela verdade e justiça. Um jogo onde ninguém pode confiar em ninguém
"Os Nossos Dias" é uma novela, que espelha a realidade contemporânea portuguesa. Uma história
emocionante e humana da busca pela verdade.
Alice tinha dois anos quando foi deixada à porta de um orfanato, "O Berço da Esperança". Nunca se descobriu a origem daquela menina nem qualquer indício do seu passado. A única pista sobre a família biológica de Alice é um fio com um medalhão, que ela trazia ao pescoço quando foi abandonada. No início da série, Alice está entre a espada e a parede: ou regulariza a situação com o senhorio até ao final do dia ou terá
de abandonar o apartamento. Desesperada, Alice percebe que não lhe resta outra solução que não seja empenhar o medalhão de ouro, a única ligação que tem à sua família biológica e, em particular, à mãe. Antes sequer que possa concretizar a ideia, Alice sofre um assalto por esticão e perde seu bem mais valioso: o fio e o medalhão? que acabam por ir parar às mãos erradas. É Emília Castilho quem o encontra, mais tarde, e que, ao abrir o medalhão e ver a fotografia que ele contém, dá de caras com a mulher e a criança que mandou assassinar há 23 anos. Emília chama Amadeu, o homem com quem sempre trabalhou, e exige-lhe uma explicação. Pressionado e angustiado, Amadeu acaba por confessar que não teve coragem de matar a criança. Emília, que parece não ter quaisquer constrangimentos morais, ordena-lhe que termine o serviço e volta a ameaçar Amadeu. Ou ele descobre o paradeiro daquela rapariga (Alice) e acaba com a vida dela ou ela manda matar o neto de Amadeu, o pequeno Rafael, de 7 anos. Amadeu sempre acolheu e cuidou de Alice e Xana, a melhor amiga de Alice, trata-as como se de duas filhas se tratassem. Depois de ter morto Júlia, Amadeu continuou a ter um contacto regular com Alice, por remorsos e compaixão. Ao mesmo tempo que Emília faz o ultimato a Amadeu, Alice muda-se para a pensão deste. Amadeu passa a ser um homem assombrado, hesitando sobre o que fazer. Quando descobre que tem uma doença terminal, Amadeu decide que lhe irá dizer a verdade: conta-lhe que Emília é a responsável pela morte de Júlia e que foi ele quem a matou. Sedenta de vingança, Alice procura e consegue a oportunidade de ir trabalhar para a grande cadeia de joalharias de Emília, tornando-se no braço direito da mulher de quem se quer vingar.
O que Alice não contava era apaixonar-se por Guilherme, o filho de Emília Castilho e noivo da sua antiga rival, Teresa Colaço.
Alice nunca perde o seu desejo de vingança a Emília e Guilherme é o seu calcanhar de Aquiles: tem medo de fraquejar por amor a ele. Nesta história, existem ainda outros núcleos, como as personagens que vivem na residencial de Amadeu, os criativos que trabalham na Agência de Publicidade, a Joalharia da família Castilho, passando pelo orfanato onde Alice cresceu e pelos núcleos cómicos como a Casa de Fados e a Empresa de Táxis, acabando nas famílias Colaço e Ribeiro que fazem parte do enredo da família Castilho. Uma novela cheia de emoções, que retrata a vida portuguesa como ela é. A história das personagens permite acompanhar a luta diária de pessoas comuns, num registo dramático ou cómico, tudo fazem para superar as adversidades da vida.