Ep. 116
Duração: 42min
Género: Ficção
Class.: 10AP
RTP1
Depois de ter descoberto uma grande quantidade de dinheiro no bolso do casaco do filho, Jacinto começa a juntar todos os factos e percebe que o filho anda a prostituir-se. Enfurecido e enojado, Jacinto confronta Tiago e ele acaba por reconhecer que é acompanhante de mulheres, mas recusa aceitar que esteja a prostituir-se. Tiago admite que fez o que fez por dinheiro, mas nunca por obrigação de estar com as mulheres que solicitam os seus serviços. Jacinto fica muito incomodado e recusa-se sequer a olhar para o filho, deixando Tiago sem saber o que fazer. Fechado no café com Raquel, Sidónio descobre que tem dentro do saco a estatueta africana que tanto o tem atormentado e a quem tem vindo a atribuir todas as desgraças que lhe acontecem. Sidónio fica em pânico. Bernardo continua a contrariar e a mentir à mãe e Cecília começa a fixar desesperada sem saber o que fazer. Sara estranha que Cecília se tenha mantido na agência depois de parecer estar muito segura da mudança. Francisco desvia o assunto e não dá muita conversa. Quando Sara propõe que jantem fora, agora que Teresa está na clínica, Francisco remete para mais tarde a decisão, alegando que pode ter alguma reunião. Ao chegarem ao café, Amélia e Artur deparam-se com Sidónio e Raquel e apanham um susto. O casal, cheio de sono, garante que não roubou nada e promete explicar mais tarde o que aconteceu. Sofia aconselha Susana a falar com o pai para evitar que ele continue a insistir com ela e a fazer-lhe visitas de surpresa. O clima entre Tiago e o pai continua muito tenso. Jacinto pergunta a Tiago se vai continuar a vender-se. O filho diz-lhe que as coisas não são bem assim e recusa-se a prosseguir a conversa. Alice telefona a Xana para saber se o detective que Emília contratou para espiar Edgar ainda continua hospedado na pensão. Xana diz-lhe que o homem só pretende sair no dia seguinte e combina levar-lhe algumas roupas mais tarde. Edgar continua a provocar Xana e ela, mesmo não querendo, acaba por ceder às pressões e aos beijos dele. No entanto, o clima de paixão acaba quando ela percebe que ele está armado. Sidónio leva Raquel à pensão e Maria João fica a pensar que eles passaram a noite juntos. O casal ainda tenta explicar o que se passou, mas não consegue. Sidónio lembra-se, entretanto, que deixou a estatueta no café e vai buscá-la. Entretanto, no café, Amélia vê a mochila de Sidónio e começa a mexer nas coisas. Ao ver a estatueta, decide colocá-la no café porque lhe parece adequado à tarde de Kizomba. Artur ainda a recrimina por estar a mexer no que não lhe pertence, mas Amélia garante que se alguém de queixar devolve ao dono. Furioso e exausto, Sidónio acusa Regina de ter arruinado a sua noite e de Raquel ao colocar a estatueta dentro do saco dele. A patroa não lhe liga nenhuma e, como se não bastasse, os colegas ainda o criticam por ter passado a noite com Raquel e não ter sido capaz de fazer o "ninho". Ao saber o que se passa com o filho, Francisco quer falar com ele mas Cecília não quer e recusa a ajuda. O marido de Margarida insiste com ela para que vá ter com ele e essa pressão deixa a rapariga incomodada. Romeu nota o desconforto. Emília parece estar esquecida e insiste com Alice que ela não lhe deu os contratos para assinar mas depois acaba por reconhecer que já não se lembrava. Artur quer ir buscar a filha à escola mas Amélia não quer que ele vá por causa da tarde de Kizomba. Rosarinho aproveita a ausência do pai e vai a casa de Bernardo para falar com ele mas, ao chegar, o namorado está acompanhado de um outro amigo e prepara-se para sair. A conversa acaba em discussão, com Rosarinho a bater a porta depois de ele a acusar de se estar a fazer de vítima, obrigando-o a ele a levar com todas as culpas. Ao chegar ao Vadio para a tarde de Kizomba com os colegas, Sidónio vê a estatueta africana no balcão mas decide não dizer nada a Amélia. Isto enquanto Maria João e Regina fazem figuras ridículas na disputa para ver quem dança com Hélder.
MAIS INFOOs Nossos Dias
É mais do que uma história de vingança. Uma luta constante pela verdade e justiça. Um jogo onde ninguém pode confiar em ninguém.
"Os Nossos Dias" é uma novela, que espelha a realidade contemporânea portuguesa. Uma história
emocionante e humana da busca pela verdade.
Alice tinha dois anos quando foi deixada à porta de um orfanato, "O Berço da Esperança". Nunca se descobriu a origem daquela menina nem qualquer indício do seu passado. A única pista sobre a família biológica de Alice é um fio com um medalhão, que ela trazia ao pescoço quando foi abandonada. No início da série, Alice está entre a espada e a parede: ou regulariza a situação com o senhorio até ao final do dia ou terá
de abandonar o apartamento. Desesperada, Alice percebe que não lhe resta outra solução que não seja empenhar o medalhão de ouro, a única ligação que tem à sua família biológica e, em particular, à mãe. Antes sequer que possa concretizar a ideia, Alice sofre um assalto por esticão e perde seu bem mais valioso: o fio e o medalhão? que acabam por ir parar às mãos erradas. É Emília Castilho quem o encontra, mais tarde, e que, ao abrir o medalhão e ver a fotografia que ele contém, dá de caras com a mulher e a criança que mandou assassinar há 23 anos. Emília chama Amadeu, o homem com quem sempre trabalhou, e exige-lhe uma explicação. Pressionado e angustiado, Amadeu acaba por confessar que não teve coragem de matar a criança. Emília, que parece não ter quaisquer constrangimentos morais, ordena-lhe que termine o serviço e volta a ameaçar Amadeu. Ou ele descobre o paradeiro daquela rapariga (Alice) e acaba com a vida dela ou ela manda matar o neto de Amadeu, o pequeno Rafael, de 7 anos. Amadeu sempre acolheu e cuidou de Alice e Xana, a melhor amiga de Alice, trata-as como se de duas filhas se tratassem. Depois de ter morto Júlia, Amadeu continuou a ter um contacto regular com Alice, por remorsos e compaixão. Ao mesmo tempo que Emília faz o ultimato a Amadeu, Alice muda-se para a pensão deste. Amadeu passa a ser um homem assombrado, hesitando sobre o que fazer. Quando descobre que tem uma doença terminal, Amadeu decide que lhe irá dizer a verdade: conta-lhe que Emília é a responsável pela morte de Júlia e que foi ele quem a matou. Sedenta de vingança, Alice procura e consegue a oportunidade de ir trabalhar para a grande cadeia de joalharias de Emília, tornando-se no braço direito da mulher de quem se quer vingar.
O que Alice não contava era apaixonar-se por Guilherme, o filho de Emília Castilho e noivo da sua antiga rival, Teresa Colaço.
Alice nunca perde o seu desejo de vingança a Emília e Guilherme é o seu calcanhar de Aquiles: tem medo de fraquejar por amor a ele. Nesta história, existem ainda outros núcleos, como as personagens que vivem na residencial de Amadeu, os criativos que trabalham na Agência de Publicidade, a Joalharia da família Castilho, passando pelo orfanato onde Alice cresceu e pelos núcleos cómicos como a Casa de Fados e a Empresa de Táxis, acabando nas famílias Colaço e Ribeiro que fazem parte do enredo da família Castilho. Uma novela cheia de emoções, que retrata a vida portuguesa como ela é. A história das personagens permite acompanhar a luta diária de pessoas comuns, num registo dramático ou cómico, tudo fazem para superar as adversidades da vida.
É mais do que uma história de vingança. Uma luta constante pela verdade e justiça. Um jogo onde ninguém pode confiar em ninguém
"Os Nossos Dias" é uma novela, que espelha a realidade contemporânea portuguesa. Uma história
emocionante e humana da busca pela verdade.
Alice tinha dois anos quando foi deixada à porta de um orfanato, "O Berço da Esperança". Nunca se descobriu a origem daquela menina nem qualquer indício do seu passado. A única pista sobre a família biológica de Alice é um fio com um medalhão, que ela trazia ao pescoço quando foi abandonada. No início da série, Alice está entre a espada e a parede: ou regulariza a situação com o senhorio até ao final do dia ou terá
de abandonar o apartamento. Desesperada, Alice percebe que não lhe resta outra solução que não seja empenhar o medalhão de ouro, a única ligação que tem à sua família biológica e, em particular, à mãe. Antes sequer que possa concretizar a ideia, Alice sofre um assalto por esticão e perde seu bem mais valioso: o fio e o medalhão? que acabam por ir parar às mãos erradas. É Emília Castilho quem o encontra, mais tarde, e que, ao abrir o medalhão e ver a fotografia que ele contém, dá de caras com a mulher e a criança que mandou assassinar há 23 anos. Emília chama Amadeu, o homem com quem sempre trabalhou, e exige-lhe uma explicação. Pressionado e angustiado, Amadeu acaba por confessar que não teve coragem de matar a criança. Emília, que parece não ter quaisquer constrangimentos morais, ordena-lhe que termine o serviço e volta a ameaçar Amadeu. Ou ele descobre o paradeiro daquela rapariga (Alice) e acaba com a vida dela ou ela manda matar o neto de Amadeu, o pequeno Rafael, de 7 anos. Amadeu sempre acolheu e cuidou de Alice e Xana, a melhor amiga de Alice, trata-as como se de duas filhas se tratassem. Depois de ter morto Júlia, Amadeu continuou a ter um contacto regular com Alice, por remorsos e compaixão. Ao mesmo tempo que Emília faz o ultimato a Amadeu, Alice muda-se para a pensão deste. Amadeu passa a ser um homem assombrado, hesitando sobre o que fazer. Quando descobre que tem uma doença terminal, Amadeu decide que lhe irá dizer a verdade: conta-lhe que Emília é a responsável pela morte de Júlia e que foi ele quem a matou. Sedenta de vingança, Alice procura e consegue a oportunidade de ir trabalhar para a grande cadeia de joalharias de Emília, tornando-se no braço direito da mulher de quem se quer vingar.
O que Alice não contava era apaixonar-se por Guilherme, o filho de Emília Castilho e noivo da sua antiga rival, Teresa Colaço.
Alice nunca perde o seu desejo de vingança a Emília e Guilherme é o seu calcanhar de Aquiles: tem medo de fraquejar por amor a ele. Nesta história, existem ainda outros núcleos, como as personagens que vivem na residencial de Amadeu, os criativos que trabalham na Agência de Publicidade, a Joalharia da família Castilho, passando pelo orfanato onde Alice cresceu e pelos núcleos cómicos como a Casa de Fados e a Empresa de Táxis, acabando nas famílias Colaço e Ribeiro que fazem parte do enredo da família Castilho. Uma novela cheia de emoções, que retrata a vida portuguesa como ela é. A história das personagens permite acompanhar a luta diária de pessoas comuns, num registo dramático ou cómico, tudo fazem para superar as adversidades da vida.