Ep. 79
Duração: 43min
Género: Ficção
Class.: 10AP
RTP1
Alice confronta Edgar com as jóias que estavam na roupa que veio da lavandaria e ele finge que não sabe do que se trata nem como foram ali parar. Edgar diz a Alice que o melhor é levar as jóias à polícia e sai porta fora, agindo como a rapariga imaginava. Alice telefona a Xana a contar-lhe o que se passou e imediatamente e segue Edgar para ver onde ele vai. Guilherme telefona a Teresa para saber como ela está e Sara aproveita o telefonema para lembrar à filha que tem de contar a verdade a Guilherme porque de uma forma ou de outra tem de se convencer que já o perdeu. No entanto, Teresa acusa a mãe de estar contra ela e a favor de Alice, não aceita que precisa de ajuda psiquiátrica e acredita que Guilherme nunca vai saber o que se passou. Francisco não suporta a ideia de Cecília já não querer nada com ele e implica com ela por tudo e por nada. Cecília, no entanto, está irredutível e muito segura de si no propósito de se valorizar e de ganhar auto estima, o que deixa Francisco ainda mais desesperado por perceber que perdeu o controlo. Mesmo enfrentando o mau humor de Artur, Amélia afixa o cartaz para mais uma sessão de kizomba no Vadio. Cecília comenta com alguém ao telefone como foi bom ir ao ginásio e acaba por fazê-lo em voz alta, deixando Francisco irritado. Tiago, Sofia e Susana, comentam entre si como Cecília está diferente e deixou de embirrar com toda a gente. Depois de ter recusado um trabalho de acompanhante, Tiago é pressionado para aceitar novo serviço e perante a iminência de ficar sem o biscate, o jovem aceita. Conceição recebe finalmente os exames médicos mas não percebe nada do que dizem. Conceição, pressionada por Jacinto, marca consulta para o neurologista. Emília recebe um telefonema de Edgar e combina encontrar-se com ele ao final do dia no escritório. Emília sai com Guilherme para almoçar e Teresa telefona a Paula, a empregada que lhe dá informações, para saber como estão as coisas. Paula conta-lhe que, pela primeira vez, Alice não foi trabalhar e que Guilherme foi almoçar com a mãe ao Ginger. Teresa fica muito contente com a notícia. Romeu brinca com um dos miúdos e Margarida acaba por alinhar no jogo de bola. Divertidos, Romeu e Margarida acabam por trocar um olhar comprometedor. Tatiana ensaia para o grande concerto no CCB e Xana já não a suporta. Xana, preocupada com os clientes da pensão, acaba mesmo por ameaçar chamar a polícia se a fadista não acabar com o ensaio. Emília e Tiago estão a almoçar quando Teresa aparece, fingindo-se muito fragilizada e alegando ter entrado apenas para beber um copo de água porque não se estava a sentir bem. Guilherme vê-se obrigado a levar Teresa de carro, não percebendo que era mesmo isso que ela pretendia. No lar, Sara, furiosa por Teresa ter saído sem lhe dizer nada e sem fazer o trabalho que era suposto fazer, telefona-lhe mas a filha não atende. Percebendo que Cecília está a sair fora do seu controlo e que começa a dar-se com outras pessoas, Francisco tenta pressioná-la de várias formas, mas a ex-amante não está disposta a ceder. Ao contrário do que tinha dito ao pai, Rosarinho não vai fazer um trabalho com uma colega, mas sim lanchar em casa de Bernardo. O rapaz está decidido a encontrar o pai e Rosarinho promete ajudá-lo. Guilherme leva Teresa a casa e ela continua a fingir estar muito carente e frágil. Aproveitando o momento, Teresa beija Guilherme mas ele afasta-a e pede-lhe para não confundir as coisas e para seguir em frente com a sua vida. Paulo vai buscar Tatiana à pensão para a levar para o CCB. Tatiana continua a valorizar muito o concerto mas Paulo continua a dizer-lhe que é um local como outro qualquer.
MAIS INFOOs Nossos Dias
É mais do que uma história de vingança. Uma luta constante pela verdade e justiça. Um jogo onde ninguém pode confiar em ninguém.
"Os Nossos Dias" é uma novela, que espelha a realidade contemporânea portuguesa. Uma história
emocionante e humana da busca pela verdade.
Alice tinha dois anos quando foi deixada à porta de um orfanato, "O Berço da Esperança". Nunca se descobriu a origem daquela menina nem qualquer indício do seu passado. A única pista sobre a família biológica de Alice é um fio com um medalhão, que ela trazia ao pescoço quando foi abandonada. No início da série, Alice está entre a espada e a parede: ou regulariza a situação com o senhorio até ao final do dia ou terá
de abandonar o apartamento. Desesperada, Alice percebe que não lhe resta outra solução que não seja empenhar o medalhão de ouro, a única ligação que tem à sua família biológica e, em particular, à mãe. Antes sequer que possa concretizar a ideia, Alice sofre um assalto por esticão e perde seu bem mais valioso: o fio e o medalhão? que acabam por ir parar às mãos erradas. É Emília Castilho quem o encontra, mais tarde, e que, ao abrir o medalhão e ver a fotografia que ele contém, dá de caras com a mulher e a criança que mandou assassinar há 23 anos. Emília chama Amadeu, o homem com quem sempre trabalhou, e exige-lhe uma explicação. Pressionado e angustiado, Amadeu acaba por confessar que não teve coragem de matar a criança. Emília, que parece não ter quaisquer constrangimentos morais, ordena-lhe que termine o serviço e volta a ameaçar Amadeu. Ou ele descobre o paradeiro daquela rapariga (Alice) e acaba com a vida dela ou ela manda matar o neto de Amadeu, o pequeno Rafael, de 7 anos. Amadeu sempre acolheu e cuidou de Alice e Xana, a melhor amiga de Alice, trata-as como se de duas filhas se tratassem. Depois de ter morto Júlia, Amadeu continuou a ter um contacto regular com Alice, por remorsos e compaixão. Ao mesmo tempo que Emília faz o ultimato a Amadeu, Alice muda-se para a pensão deste. Amadeu passa a ser um homem assombrado, hesitando sobre o que fazer. Quando descobre que tem uma doença terminal, Amadeu decide que lhe irá dizer a verdade: conta-lhe que Emília é a responsável pela morte de Júlia e que foi ele quem a matou. Sedenta de vingança, Alice procura e consegue a oportunidade de ir trabalhar para a grande cadeia de joalharias de Emília, tornando-se no braço direito da mulher de quem se quer vingar.
O que Alice não contava era apaixonar-se por Guilherme, o filho de Emília Castilho e noivo da sua antiga rival, Teresa Colaço.
Alice nunca perde o seu desejo de vingança a Emília e Guilherme é o seu calcanhar de Aquiles: tem medo de fraquejar por amor a ele. Nesta história, existem ainda outros núcleos, como as personagens que vivem na residencial de Amadeu, os criativos que trabalham na Agência de Publicidade, a Joalharia da família Castilho, passando pelo orfanato onde Alice cresceu e pelos núcleos cómicos como a Casa de Fados e a Empresa de Táxis, acabando nas famílias Colaço e Ribeiro que fazem parte do enredo da família Castilho. Uma novela cheia de emoções, que retrata a vida portuguesa como ela é. A história das personagens permite acompanhar a luta diária de pessoas comuns, num registo dramático ou cómico, tudo fazem para superar as adversidades da vida.
É mais do que uma história de vingança. Uma luta constante pela verdade e justiça. Um jogo onde ninguém pode confiar em ninguém
"Os Nossos Dias" é uma novela, que espelha a realidade contemporânea portuguesa. Uma história
emocionante e humana da busca pela verdade.
Alice tinha dois anos quando foi deixada à porta de um orfanato, "O Berço da Esperança". Nunca se descobriu a origem daquela menina nem qualquer indício do seu passado. A única pista sobre a família biológica de Alice é um fio com um medalhão, que ela trazia ao pescoço quando foi abandonada. No início da série, Alice está entre a espada e a parede: ou regulariza a situação com o senhorio até ao final do dia ou terá
de abandonar o apartamento. Desesperada, Alice percebe que não lhe resta outra solução que não seja empenhar o medalhão de ouro, a única ligação que tem à sua família biológica e, em particular, à mãe. Antes sequer que possa concretizar a ideia, Alice sofre um assalto por esticão e perde seu bem mais valioso: o fio e o medalhão? que acabam por ir parar às mãos erradas. É Emília Castilho quem o encontra, mais tarde, e que, ao abrir o medalhão e ver a fotografia que ele contém, dá de caras com a mulher e a criança que mandou assassinar há 23 anos. Emília chama Amadeu, o homem com quem sempre trabalhou, e exige-lhe uma explicação. Pressionado e angustiado, Amadeu acaba por confessar que não teve coragem de matar a criança. Emília, que parece não ter quaisquer constrangimentos morais, ordena-lhe que termine o serviço e volta a ameaçar Amadeu. Ou ele descobre o paradeiro daquela rapariga (Alice) e acaba com a vida dela ou ela manda matar o neto de Amadeu, o pequeno Rafael, de 7 anos. Amadeu sempre acolheu e cuidou de Alice e Xana, a melhor amiga de Alice, trata-as como se de duas filhas se tratassem. Depois de ter morto Júlia, Amadeu continuou a ter um contacto regular com Alice, por remorsos e compaixão. Ao mesmo tempo que Emília faz o ultimato a Amadeu, Alice muda-se para a pensão deste. Amadeu passa a ser um homem assombrado, hesitando sobre o que fazer. Quando descobre que tem uma doença terminal, Amadeu decide que lhe irá dizer a verdade: conta-lhe que Emília é a responsável pela morte de Júlia e que foi ele quem a matou. Sedenta de vingança, Alice procura e consegue a oportunidade de ir trabalhar para a grande cadeia de joalharias de Emília, tornando-se no braço direito da mulher de quem se quer vingar.
O que Alice não contava era apaixonar-se por Guilherme, o filho de Emília Castilho e noivo da sua antiga rival, Teresa Colaço.
Alice nunca perde o seu desejo de vingança a Emília e Guilherme é o seu calcanhar de Aquiles: tem medo de fraquejar por amor a ele. Nesta história, existem ainda outros núcleos, como as personagens que vivem na residencial de Amadeu, os criativos que trabalham na Agência de Publicidade, a Joalharia da família Castilho, passando pelo orfanato onde Alice cresceu e pelos núcleos cómicos como a Casa de Fados e a Empresa de Táxis, acabando nas famílias Colaço e Ribeiro que fazem parte do enredo da família Castilho. Uma novela cheia de emoções, que retrata a vida portuguesa como ela é. A história das personagens permite acompanhar a luta diária de pessoas comuns, num registo dramático ou cómico, tudo fazem para superar as adversidades da vida.