Ep. 57
Duração: 41min
Género: Ficção
Class.: 10AP
RTP1
Teresa chega ao lar muito enervada, a acusar Alice de não a deixar falar com Guilherme e de sabotar os emails que ela envia. Quando Sara põe em causa que tenha mesmo sido assim, Teresa ainda fica mais furiosa, acusando a mãe de mais uma vez estar contra ela e a favor de Alice. Teresa acaba por ir embora e Sara preocupada vai atrás dela. Francisco comenta com Sofia a gravidez de Teresa e a expectativa de ser avô. A jovem, que esta ao corrente da falsa gravidez, tenta disfarçar. Tiago fica muito preocupado quando Susana se mete com ele dizendo que uma amiga o viu muito bem acompanhado. Álvaro leva o trompete para a clinica onde está a falsa Júlia e toca na esperança de obter uma reação mas não consegue que ela faça qualquer gesto. Celeste vai à central de táxis e faz as pazes com Valdemar, dando-lhe uma última oportunidade para voltar a portar-se como deve de ser. Conceição e Jacinto vão ter com Álvaro para lhe mostrar as novas peças mas agora com a cabeça ocupada com a falsa Júlia, ele remete o casal para Emília. A empresária recebe-os e elogia muito as peças de Jacinto mas ao verificar a cumplicidade entre ambos, acaba por pedir ao artesão para tratar de todos os pormenores com Guilherme. Depois da conversa ao telefone com Tatiana, Paulo regressa a Portugal e não perde tempo em rever os amigos da central de táxis e a recuperar o trabalho. Santos, assim que o vê, sai de fininho para não ser visto. Já é tarde e Teresa não está em casa. Sara está preocupada porque a filha saiu muito transtornada do lar depois de ter falado com ela e teme que faça uma loucura. Francisco liga a Guilherme a perguntar se sabe de Teresa mas o jovem desde a discussão na ourivesaria nunca mais falou com ela. Preocupado mas tentando desvalorizar o assunto, Guilherme liga a Sofia que também não falou com Teresa. Alice culpabiliza-se pelo que está a suceder, uma vez que discutiu com ela mas Guilherme tenta tranquilizá-la. Aborrecida por Francisco não responder à sua chamada, Cecília decide ir com o filho à casa de fados. Bernardo fica todo contente com a proposta da mãe. Paulo fica furioso ao saber que um dia depois de ter ido embora, Santos apareceu na central de táxis para ficar com o lugar dele. Na casa de fados, Paulo encontra Tatiana e acaba por confessar que não conseguiu nenhum concerto para ela no Brasil mas adianta que trouxe muitos truques na manga para lhe conseguir arranjar concertos em Portugal. Guilherme recebe uma mensagem a dizer que se vai arrepender por ter ficado com Alice. Os dois ficam em pânico com receio que Teresa esteja a pensar cometer uma loucura. Guilherme tenta ligar-lhe mas o telemóvel de Teresa está desligado. Emília tenta acalmá-los e chamá-los à razão, lembrando que Teresa está apenas a tentar manipulá-los para se sentirem culpados. Emília insiste que não podem nem devem sentir esse peso. Guilherme conta aos pais de Teresa que recebeu a mensagem da rapariga e eles ainda ficam mais preocupados e a sentirem-se igualmente culpados por não terem valorizado alguns sinais de desequilíbrio da filha. Rosarinho e Bernardo, ficam um pouco envergonhados com a forma como os pais falam deles, dando a entender que gostam muito de estar um com o outro. Cecília está muito animada com a saída e até decide beber um copo de vinho do Porto. Artur não fica indiferente a Cecília e lança-lhe um piropo. Alice conta a Xana o que se passou com Teresa e a forma como se sente culpada com a hipótese de ter acontecido alguma coisa à rival mas a amiga pede-lhe calma, lembrando-lhe que é isso mesmo que Teresa quer, ou seja, fazê-la sentir culpada e obrigá-la a acabar com Guilherme. Em casa, desesperada com a ausência de notícias, Sara não consegue estar parada sem fazer nada e decide sair para a rua à procura da filha.
MAIS INFOOs Nossos Dias
É mais do que uma história de vingança. Uma luta constante pela verdade e justiça. Um jogo onde ninguém pode confiar em ninguém.
"Os Nossos Dias" é uma novela, que espelha a realidade contemporânea portuguesa. Uma história
emocionante e humana da busca pela verdade.
Alice tinha dois anos quando foi deixada à porta de um orfanato, "O Berço da Esperança". Nunca se descobriu a origem daquela menina nem qualquer indício do seu passado. A única pista sobre a família biológica de Alice é um fio com um medalhão, que ela trazia ao pescoço quando foi abandonada. No início da série, Alice está entre a espada e a parede: ou regulariza a situação com o senhorio até ao final do dia ou terá
de abandonar o apartamento. Desesperada, Alice percebe que não lhe resta outra solução que não seja empenhar o medalhão de ouro, a única ligação que tem à sua família biológica e, em particular, à mãe. Antes sequer que possa concretizar a ideia, Alice sofre um assalto por esticão e perde seu bem mais valioso: o fio e o medalhão? que acabam por ir parar às mãos erradas. É Emília Castilho quem o encontra, mais tarde, e que, ao abrir o medalhão e ver a fotografia que ele contém, dá de caras com a mulher e a criança que mandou assassinar há 23 anos. Emília chama Amadeu, o homem com quem sempre trabalhou, e exige-lhe uma explicação. Pressionado e angustiado, Amadeu acaba por confessar que não teve coragem de matar a criança. Emília, que parece não ter quaisquer constrangimentos morais, ordena-lhe que termine o serviço e volta a ameaçar Amadeu. Ou ele descobre o paradeiro daquela rapariga (Alice) e acaba com a vida dela ou ela manda matar o neto de Amadeu, o pequeno Rafael, de 7 anos. Amadeu sempre acolheu e cuidou de Alice e Xana, a melhor amiga de Alice, trata-as como se de duas filhas se tratassem. Depois de ter morto Júlia, Amadeu continuou a ter um contacto regular com Alice, por remorsos e compaixão. Ao mesmo tempo que Emília faz o ultimato a Amadeu, Alice muda-se para a pensão deste. Amadeu passa a ser um homem assombrado, hesitando sobre o que fazer. Quando descobre que tem uma doença terminal, Amadeu decide que lhe irá dizer a verdade: conta-lhe que Emília é a responsável pela morte de Júlia e que foi ele quem a matou. Sedenta de vingança, Alice procura e consegue a oportunidade de ir trabalhar para a grande cadeia de joalharias de Emília, tornando-se no braço direito da mulher de quem se quer vingar.
O que Alice não contava era apaixonar-se por Guilherme, o filho de Emília Castilho e noivo da sua antiga rival, Teresa Colaço.
Alice nunca perde o seu desejo de vingança a Emília e Guilherme é o seu calcanhar de Aquiles: tem medo de fraquejar por amor a ele. Nesta história, existem ainda outros núcleos, como as personagens que vivem na residencial de Amadeu, os criativos que trabalham na Agência de Publicidade, a Joalharia da família Castilho, passando pelo orfanato onde Alice cresceu e pelos núcleos cómicos como a Casa de Fados e a Empresa de Táxis, acabando nas famílias Colaço e Ribeiro que fazem parte do enredo da família Castilho. Uma novela cheia de emoções, que retrata a vida portuguesa como ela é. A história das personagens permite acompanhar a luta diária de pessoas comuns, num registo dramático ou cómico, tudo fazem para superar as adversidades da vida.
É mais do que uma história de vingança. Uma luta constante pela verdade e justiça. Um jogo onde ninguém pode confiar em ninguém
"Os Nossos Dias" é uma novela, que espelha a realidade contemporânea portuguesa. Uma história
emocionante e humana da busca pela verdade.
Alice tinha dois anos quando foi deixada à porta de um orfanato, "O Berço da Esperança". Nunca se descobriu a origem daquela menina nem qualquer indício do seu passado. A única pista sobre a família biológica de Alice é um fio com um medalhão, que ela trazia ao pescoço quando foi abandonada. No início da série, Alice está entre a espada e a parede: ou regulariza a situação com o senhorio até ao final do dia ou terá
de abandonar o apartamento. Desesperada, Alice percebe que não lhe resta outra solução que não seja empenhar o medalhão de ouro, a única ligação que tem à sua família biológica e, em particular, à mãe. Antes sequer que possa concretizar a ideia, Alice sofre um assalto por esticão e perde seu bem mais valioso: o fio e o medalhão? que acabam por ir parar às mãos erradas. É Emília Castilho quem o encontra, mais tarde, e que, ao abrir o medalhão e ver a fotografia que ele contém, dá de caras com a mulher e a criança que mandou assassinar há 23 anos. Emília chama Amadeu, o homem com quem sempre trabalhou, e exige-lhe uma explicação. Pressionado e angustiado, Amadeu acaba por confessar que não teve coragem de matar a criança. Emília, que parece não ter quaisquer constrangimentos morais, ordena-lhe que termine o serviço e volta a ameaçar Amadeu. Ou ele descobre o paradeiro daquela rapariga (Alice) e acaba com a vida dela ou ela manda matar o neto de Amadeu, o pequeno Rafael, de 7 anos. Amadeu sempre acolheu e cuidou de Alice e Xana, a melhor amiga de Alice, trata-as como se de duas filhas se tratassem. Depois de ter morto Júlia, Amadeu continuou a ter um contacto regular com Alice, por remorsos e compaixão. Ao mesmo tempo que Emília faz o ultimato a Amadeu, Alice muda-se para a pensão deste. Amadeu passa a ser um homem assombrado, hesitando sobre o que fazer. Quando descobre que tem uma doença terminal, Amadeu decide que lhe irá dizer a verdade: conta-lhe que Emília é a responsável pela morte de Júlia e que foi ele quem a matou. Sedenta de vingança, Alice procura e consegue a oportunidade de ir trabalhar para a grande cadeia de joalharias de Emília, tornando-se no braço direito da mulher de quem se quer vingar.
O que Alice não contava era apaixonar-se por Guilherme, o filho de Emília Castilho e noivo da sua antiga rival, Teresa Colaço.
Alice nunca perde o seu desejo de vingança a Emília e Guilherme é o seu calcanhar de Aquiles: tem medo de fraquejar por amor a ele. Nesta história, existem ainda outros núcleos, como as personagens que vivem na residencial de Amadeu, os criativos que trabalham na Agência de Publicidade, a Joalharia da família Castilho, passando pelo orfanato onde Alice cresceu e pelos núcleos cómicos como a Casa de Fados e a Empresa de Táxis, acabando nas famílias Colaço e Ribeiro que fazem parte do enredo da família Castilho. Uma novela cheia de emoções, que retrata a vida portuguesa como ela é. A história das personagens permite acompanhar a luta diária de pessoas comuns, num registo dramático ou cómico, tudo fazem para superar as adversidades da vida.