Ep. 51
Duração: 42min
Género: Ficção
Class.: 10AP
RTP1
Rafael finge ter uma dor de barriga para não ir à escola. Xana não sabe bem o que fazer mas acaba por deixar o miúdo ficar em casa. Artur está muito preocupado com a filha e com a perspectiva de Bernardo poder ser namorado dela. De tal forma que está disposto a ir buscá-la à escola e só a mão firme de Amélia lhe põe um travão. A mulher diz-lhe que ele tem de respeitar a filha, que está na idade de se divertir e de namorar. A conversa ainda vai a meio quando Bernardo entra no Vadio acompanhado da mãe. Artur começa logo a olhá-lo de soslaio, só de pensar da hipótese dele ser namorado de Rosarinho mas Amélia mostra-se muito simpática e pergunta-lhe se gostou de ouvir a filha. Nessa altura Cecília percebe que o filho não a enganou e que esteve mesmo na casa de fados. Pressionada por Susana, Raquel acaba por confessar que Cecília lhe disse para ela ter cuidado com a amiga porque não era uma boa influência. Susana fica furiosa e ameaça falar com Francisco, perante uma Raquel em pânico só com a possibilidade de Cecília vir a saber que ela falou do assunto. Francisco repreende Susana por lhe enviar mensagem correndo o risco da mulher ver. Susana pergunta-lhe se a está a afastar mas Francisco nega que seja essa a sua intenção apenas pede um tempo para conseguir voltar a estar com ela sem que a mulher desconfie. Tiago conta ao amigo Guilherme que vai aceitar o trabalho de acompanhante para ganhar mais dinheiro e conseguir dar alguma estabilidade aos pais, que também estão a passar por dificuldades. Guilherme pede-lhe para não fazer isso mas Tiago está decidido. Cecília chega mais tarde à empresa e não avisa Francisco. O patrão e amante chama-lhe à atenção mas Cecília lembra-lhe que na noite anterior quando precisou dele, ele não atendeu. Francisco quer saber o que se passou com Bernardo mas Cecília recusa-se a dizer-lhe. Sara, pede a Teresa para se envolver mais com as crianças do lar mas a filha só pensa em Guilherme e na recusa dele para almoçar. Simões consegue encontrar uma mulher praticamente igual a Júlia, internada numa clínica e que há 10 anos não fala. Emília fica muito satisfeita e promete visitá-la antes de fazer a totalidade do pagamento. Valdemar liga a Paulo e fica a saber que ele praticamente não tem dinheiro e que vive num quarto numa favela. Tatiana ouve a conversa. A fadista não acredita nas palavras de Paulo, até porque o discurso que lhe fez a ela foi bem diferente, mas Valdemar pede-lhe para ligar ao amigo e ver o que se passa. Sidónio vai à pensão levar mais uns livros de auto ajuda a Raquel. Os dois ficam um pouco à conversa e Raquel acaba por contar que já fez Krav Maga. Sidónio fica surpreendido e a sentir-se cada vez mais próximo dela. Raquel adianta que foi para as artes marciais por causa de um namorado, a única pessoa com quem se relacionou mas confessa que acabaram depois de ela lhe ter partido um braço durante uma luta. Bernardo tenta convencer Rosarinho que ela esteve muito bem na noite dos fados mas a miúda não acha. Ao vê-la com Bernardo, Artur torna-se inconveniente e Rosarinho fica muito aborrecida com o pai. Emília sai antes da hora do escritório e Alice tenta perceber onde ela vai mas a patroa limita-se a dizer-lhe que vai fazer coisas suas. Teresa insiste com Guilherme para irem jantar mas ele recusa. Alice entra no gabinete dela a tempo de ouvir a recusa. Do outro lado da linha, Teresa fica irritada com a nega e chora desesperada. O plano de Emília é ir visitar a falsa Júlia. Ao chegar à clínica, Emília encontra uma mulher em cadeira de rodas e em estado vegetativo. Fala com ela, faz-lhe gestos e ela não responde. Emília sente-se satisfeita por ter conseguido ressuscitar o fantasma de Júlia e coloca-lhe no pulso uma pulseira que pertencia à verdadeira Júlia.
MAIS INFOOs Nossos Dias
É mais do que uma história de vingança. Uma luta constante pela verdade e justiça. Um jogo onde ninguém pode confiar em ninguém.
"Os Nossos Dias" é uma novela, que espelha a realidade contemporânea portuguesa. Uma história
emocionante e humana da busca pela verdade.
Alice tinha dois anos quando foi deixada à porta de um orfanato, "O Berço da Esperança". Nunca se descobriu a origem daquela menina nem qualquer indício do seu passado. A única pista sobre a família biológica de Alice é um fio com um medalhão, que ela trazia ao pescoço quando foi abandonada. No início da série, Alice está entre a espada e a parede: ou regulariza a situação com o senhorio até ao final do dia ou terá
de abandonar o apartamento. Desesperada, Alice percebe que não lhe resta outra solução que não seja empenhar o medalhão de ouro, a única ligação que tem à sua família biológica e, em particular, à mãe. Antes sequer que possa concretizar a ideia, Alice sofre um assalto por esticão e perde seu bem mais valioso: o fio e o medalhão? que acabam por ir parar às mãos erradas. É Emília Castilho quem o encontra, mais tarde, e que, ao abrir o medalhão e ver a fotografia que ele contém, dá de caras com a mulher e a criança que mandou assassinar há 23 anos. Emília chama Amadeu, o homem com quem sempre trabalhou, e exige-lhe uma explicação. Pressionado e angustiado, Amadeu acaba por confessar que não teve coragem de matar a criança. Emília, que parece não ter quaisquer constrangimentos morais, ordena-lhe que termine o serviço e volta a ameaçar Amadeu. Ou ele descobre o paradeiro daquela rapariga (Alice) e acaba com a vida dela ou ela manda matar o neto de Amadeu, o pequeno Rafael, de 7 anos. Amadeu sempre acolheu e cuidou de Alice e Xana, a melhor amiga de Alice, trata-as como se de duas filhas se tratassem. Depois de ter morto Júlia, Amadeu continuou a ter um contacto regular com Alice, por remorsos e compaixão. Ao mesmo tempo que Emília faz o ultimato a Amadeu, Alice muda-se para a pensão deste. Amadeu passa a ser um homem assombrado, hesitando sobre o que fazer. Quando descobre que tem uma doença terminal, Amadeu decide que lhe irá dizer a verdade: conta-lhe que Emília é a responsável pela morte de Júlia e que foi ele quem a matou. Sedenta de vingança, Alice procura e consegue a oportunidade de ir trabalhar para a grande cadeia de joalharias de Emília, tornando-se no braço direito da mulher de quem se quer vingar.
O que Alice não contava era apaixonar-se por Guilherme, o filho de Emília Castilho e noivo da sua antiga rival, Teresa Colaço.
Alice nunca perde o seu desejo de vingança a Emília e Guilherme é o seu calcanhar de Aquiles: tem medo de fraquejar por amor a ele. Nesta história, existem ainda outros núcleos, como as personagens que vivem na residencial de Amadeu, os criativos que trabalham na Agência de Publicidade, a Joalharia da família Castilho, passando pelo orfanato onde Alice cresceu e pelos núcleos cómicos como a Casa de Fados e a Empresa de Táxis, acabando nas famílias Colaço e Ribeiro que fazem parte do enredo da família Castilho. Uma novela cheia de emoções, que retrata a vida portuguesa como ela é. A história das personagens permite acompanhar a luta diária de pessoas comuns, num registo dramático ou cómico, tudo fazem para superar as adversidades da vida.
É mais do que uma história de vingança. Uma luta constante pela verdade e justiça. Um jogo onde ninguém pode confiar em ninguém
"Os Nossos Dias" é uma novela, que espelha a realidade contemporânea portuguesa. Uma história
emocionante e humana da busca pela verdade.
Alice tinha dois anos quando foi deixada à porta de um orfanato, "O Berço da Esperança". Nunca se descobriu a origem daquela menina nem qualquer indício do seu passado. A única pista sobre a família biológica de Alice é um fio com um medalhão, que ela trazia ao pescoço quando foi abandonada. No início da série, Alice está entre a espada e a parede: ou regulariza a situação com o senhorio até ao final do dia ou terá
de abandonar o apartamento. Desesperada, Alice percebe que não lhe resta outra solução que não seja empenhar o medalhão de ouro, a única ligação que tem à sua família biológica e, em particular, à mãe. Antes sequer que possa concretizar a ideia, Alice sofre um assalto por esticão e perde seu bem mais valioso: o fio e o medalhão? que acabam por ir parar às mãos erradas. É Emília Castilho quem o encontra, mais tarde, e que, ao abrir o medalhão e ver a fotografia que ele contém, dá de caras com a mulher e a criança que mandou assassinar há 23 anos. Emília chama Amadeu, o homem com quem sempre trabalhou, e exige-lhe uma explicação. Pressionado e angustiado, Amadeu acaba por confessar que não teve coragem de matar a criança. Emília, que parece não ter quaisquer constrangimentos morais, ordena-lhe que termine o serviço e volta a ameaçar Amadeu. Ou ele descobre o paradeiro daquela rapariga (Alice) e acaba com a vida dela ou ela manda matar o neto de Amadeu, o pequeno Rafael, de 7 anos. Amadeu sempre acolheu e cuidou de Alice e Xana, a melhor amiga de Alice, trata-as como se de duas filhas se tratassem. Depois de ter morto Júlia, Amadeu continuou a ter um contacto regular com Alice, por remorsos e compaixão. Ao mesmo tempo que Emília faz o ultimato a Amadeu, Alice muda-se para a pensão deste. Amadeu passa a ser um homem assombrado, hesitando sobre o que fazer. Quando descobre que tem uma doença terminal, Amadeu decide que lhe irá dizer a verdade: conta-lhe que Emília é a responsável pela morte de Júlia e que foi ele quem a matou. Sedenta de vingança, Alice procura e consegue a oportunidade de ir trabalhar para a grande cadeia de joalharias de Emília, tornando-se no braço direito da mulher de quem se quer vingar.
O que Alice não contava era apaixonar-se por Guilherme, o filho de Emília Castilho e noivo da sua antiga rival, Teresa Colaço.
Alice nunca perde o seu desejo de vingança a Emília e Guilherme é o seu calcanhar de Aquiles: tem medo de fraquejar por amor a ele. Nesta história, existem ainda outros núcleos, como as personagens que vivem na residencial de Amadeu, os criativos que trabalham na Agência de Publicidade, a Joalharia da família Castilho, passando pelo orfanato onde Alice cresceu e pelos núcleos cómicos como a Casa de Fados e a Empresa de Táxis, acabando nas famílias Colaço e Ribeiro que fazem parte do enredo da família Castilho. Uma novela cheia de emoções, que retrata a vida portuguesa como ela é. A história das personagens permite acompanhar a luta diária de pessoas comuns, num registo dramático ou cómico, tudo fazem para superar as adversidades da vida.