Ep. 46
Duração: 41min
Género: Ficção
Class.: 10AP
RTP1
Ao sair do escritório de Francisco, depois de ter visto Susana no gabinete do marido, Sara ainda faz uma referência às estagiárias escolhidas a dedo, o que deixa ficar Cecília desconfiada. A amante tenta perceber junto de Francisco o que Sara quis dizer mas ele pede-lhe para o deixar sossegado e evitar ligar-lhe porque a mulher está a ficar desconfiada. Depois de ter ficado a saber por Alice que Edgar não é quem ela pensa, Xana regressa à pensão com um plano. Emília continua a pensar nas palavras de Álvaro quando lhe disse que gostava de ter a certeza que ela não teve nada a ver com o desaparecimento de Júlia e decide fazer um telefonema. Por causa do anúncio que pôs no jornal à procura de um dador para a produção independente de um filho, Regina começa a receber telefonemas de homens que querem saber o que ela tem vestido e o que gosta de fazer na cama. Regina está chocada. Tiago recebe um convite para jantar, da mulher que lhe propôs ser modelo. Depois de ver a forma como Sara saiu do escritório de Francisco, Tiago volta a aconselhar a amiga a não se meter com ele. Artur prossegue com o seu plano de por a filha a cantar com Tatiana. Rosarinho é praticamente empurrada e não mostra vontade nenhuma mas o pai insiste. Artur tira fotografias a Tatiana e à filha para fazer um cartaz. Assim que Edgar chega, Xana confronta-o com a fotografia em que ele aparece ao lado dos ladroes no assalto à ourivesaria, dizendo que a recebeu dentro de uma carta anónima dirigida a si. Depois confronta o namorado com o homem que está na foto e que também aparece na notícia do jornal. Edgar diz que se trata de um empregado da lavandaria mas que não sabe o que ele está ali a afazer. A conversa é interrompida por um cliente que entra e temporariamente Edgar consegue escapar ao interrogatório. Emília recebe Simões no gabinete e para lhe dizer que quer ressuscitar a mãe da rapariga que ele andava à procura. O detetive fica perplexo e Emília passa-lhe um envelope com uma fotografia. Guilherme aparece quando Alice se prepara para se colocar à escuta junto da porta do gabinete de Emília aproveitando a sua ausência. Edgar continua a procurar justificar-se junto de Xana mas ela não consegue acreditar nas suas desculpas. Edgar fica furioso e muito intrigado sobre quem terá enviado a fotografia. Alice tenta perceber junto de Emília porque é que ela se encontrou com o detetive. A empresária diz-lhe que se trata de negócios e Alice sente-se mais aliviada. Maria João, Valdemar, Sidónio e Santos ficam surpreendidos ao ver uma fotografia do namorado de Regina com outra mulher na capa de uma revista. Tentam evitar o assunto junto dela mas Regina não é parva e percebe que algo se passa, obrigando-os a contar o que sabem. No entanto consegue dar a volta ao assunto, dizendo que foi ela que acabou com ele e que a mulher que está ao seu lado deve ter sido paga para se fazer passar por namorada. Entretanto, Regina recebe mais um telefonema por causa do anuncio para um dador de esperma e desta vez parece-lhe que é mesmo a serio e não para fazer ordinarices com ela. Tatiana percebe que Rosarinho até canta bem e acha que ela lhe pode tirar protagonismo. Por isso, começa a dizer que ela não presta e tal é a sua sede de presença que acaba por pisar a menina. Rosarinho está prestes a desistir mas Artur pede-lhe para tentar mais uma vez, porque os cartazes já estão feitos com as duas. No entanto, Rosarinho sente-se muito intimidada. Bernardo vai ter com Rosarinho e, perante a insistência da mãe sobre se ela é sua namorada, o filho diz-lhe que é apenas uma amiga com quem gosta de estar como ela e Francisco. Francisco chega a casa com Teresa antes de Sara regressar e recebe o apoio da família em relação às inseguranças manifestadas pela mãe.
MAIS INFOOs Nossos Dias
É mais do que uma história de vingança. Uma luta constante pela verdade e justiça. Um jogo onde ninguém pode confiar em ninguém.
"Os Nossos Dias" é uma novela, que espelha a realidade contemporânea portuguesa. Uma história
emocionante e humana da busca pela verdade.
Alice tinha dois anos quando foi deixada à porta de um orfanato, "O Berço da Esperança". Nunca se descobriu a origem daquela menina nem qualquer indício do seu passado. A única pista sobre a família biológica de Alice é um fio com um medalhão, que ela trazia ao pescoço quando foi abandonada. No início da série, Alice está entre a espada e a parede: ou regulariza a situação com o senhorio até ao final do dia ou terá
de abandonar o apartamento. Desesperada, Alice percebe que não lhe resta outra solução que não seja empenhar o medalhão de ouro, a única ligação que tem à sua família biológica e, em particular, à mãe. Antes sequer que possa concretizar a ideia, Alice sofre um assalto por esticão e perde seu bem mais valioso: o fio e o medalhão? que acabam por ir parar às mãos erradas. É Emília Castilho quem o encontra, mais tarde, e que, ao abrir o medalhão e ver a fotografia que ele contém, dá de caras com a mulher e a criança que mandou assassinar há 23 anos. Emília chama Amadeu, o homem com quem sempre trabalhou, e exige-lhe uma explicação. Pressionado e angustiado, Amadeu acaba por confessar que não teve coragem de matar a criança. Emília, que parece não ter quaisquer constrangimentos morais, ordena-lhe que termine o serviço e volta a ameaçar Amadeu. Ou ele descobre o paradeiro daquela rapariga (Alice) e acaba com a vida dela ou ela manda matar o neto de Amadeu, o pequeno Rafael, de 7 anos. Amadeu sempre acolheu e cuidou de Alice e Xana, a melhor amiga de Alice, trata-as como se de duas filhas se tratassem. Depois de ter morto Júlia, Amadeu continuou a ter um contacto regular com Alice, por remorsos e compaixão. Ao mesmo tempo que Emília faz o ultimato a Amadeu, Alice muda-se para a pensão deste. Amadeu passa a ser um homem assombrado, hesitando sobre o que fazer. Quando descobre que tem uma doença terminal, Amadeu decide que lhe irá dizer a verdade: conta-lhe que Emília é a responsável pela morte de Júlia e que foi ele quem a matou. Sedenta de vingança, Alice procura e consegue a oportunidade de ir trabalhar para a grande cadeia de joalharias de Emília, tornando-se no braço direito da mulher de quem se quer vingar.
O que Alice não contava era apaixonar-se por Guilherme, o filho de Emília Castilho e noivo da sua antiga rival, Teresa Colaço.
Alice nunca perde o seu desejo de vingança a Emília e Guilherme é o seu calcanhar de Aquiles: tem medo de fraquejar por amor a ele. Nesta história, existem ainda outros núcleos, como as personagens que vivem na residencial de Amadeu, os criativos que trabalham na Agência de Publicidade, a Joalharia da família Castilho, passando pelo orfanato onde Alice cresceu e pelos núcleos cómicos como a Casa de Fados e a Empresa de Táxis, acabando nas famílias Colaço e Ribeiro que fazem parte do enredo da família Castilho. Uma novela cheia de emoções, que retrata a vida portuguesa como ela é. A história das personagens permite acompanhar a luta diária de pessoas comuns, num registo dramático ou cómico, tudo fazem para superar as adversidades da vida.
É mais do que uma história de vingança. Uma luta constante pela verdade e justiça. Um jogo onde ninguém pode confiar em ninguém
"Os Nossos Dias" é uma novela, que espelha a realidade contemporânea portuguesa. Uma história
emocionante e humana da busca pela verdade.
Alice tinha dois anos quando foi deixada à porta de um orfanato, "O Berço da Esperança". Nunca se descobriu a origem daquela menina nem qualquer indício do seu passado. A única pista sobre a família biológica de Alice é um fio com um medalhão, que ela trazia ao pescoço quando foi abandonada. No início da série, Alice está entre a espada e a parede: ou regulariza a situação com o senhorio até ao final do dia ou terá
de abandonar o apartamento. Desesperada, Alice percebe que não lhe resta outra solução que não seja empenhar o medalhão de ouro, a única ligação que tem à sua família biológica e, em particular, à mãe. Antes sequer que possa concretizar a ideia, Alice sofre um assalto por esticão e perde seu bem mais valioso: o fio e o medalhão? que acabam por ir parar às mãos erradas. É Emília Castilho quem o encontra, mais tarde, e que, ao abrir o medalhão e ver a fotografia que ele contém, dá de caras com a mulher e a criança que mandou assassinar há 23 anos. Emília chama Amadeu, o homem com quem sempre trabalhou, e exige-lhe uma explicação. Pressionado e angustiado, Amadeu acaba por confessar que não teve coragem de matar a criança. Emília, que parece não ter quaisquer constrangimentos morais, ordena-lhe que termine o serviço e volta a ameaçar Amadeu. Ou ele descobre o paradeiro daquela rapariga (Alice) e acaba com a vida dela ou ela manda matar o neto de Amadeu, o pequeno Rafael, de 7 anos. Amadeu sempre acolheu e cuidou de Alice e Xana, a melhor amiga de Alice, trata-as como se de duas filhas se tratassem. Depois de ter morto Júlia, Amadeu continuou a ter um contacto regular com Alice, por remorsos e compaixão. Ao mesmo tempo que Emília faz o ultimato a Amadeu, Alice muda-se para a pensão deste. Amadeu passa a ser um homem assombrado, hesitando sobre o que fazer. Quando descobre que tem uma doença terminal, Amadeu decide que lhe irá dizer a verdade: conta-lhe que Emília é a responsável pela morte de Júlia e que foi ele quem a matou. Sedenta de vingança, Alice procura e consegue a oportunidade de ir trabalhar para a grande cadeia de joalharias de Emília, tornando-se no braço direito da mulher de quem se quer vingar.
O que Alice não contava era apaixonar-se por Guilherme, o filho de Emília Castilho e noivo da sua antiga rival, Teresa Colaço.
Alice nunca perde o seu desejo de vingança a Emília e Guilherme é o seu calcanhar de Aquiles: tem medo de fraquejar por amor a ele. Nesta história, existem ainda outros núcleos, como as personagens que vivem na residencial de Amadeu, os criativos que trabalham na Agência de Publicidade, a Joalharia da família Castilho, passando pelo orfanato onde Alice cresceu e pelos núcleos cómicos como a Casa de Fados e a Empresa de Táxis, acabando nas famílias Colaço e Ribeiro que fazem parte do enredo da família Castilho. Uma novela cheia de emoções, que retrata a vida portuguesa como ela é. A história das personagens permite acompanhar a luta diária de pessoas comuns, num registo dramático ou cómico, tudo fazem para superar as adversidades da vida.