O tenista português Nuno Borges assumiu hoje que vai concretizar dois sonhos na final do torneio de Bastad, na Suécia, a sua primeira, frente ao ídolo espanhol Rafael Nadal.
"Só o facto de partilhar o court com o Nadal, especialmente numa final, onde ele já venceu, é um sonho tornado realidade. Vou tentar aproveitar ao máximo e ainda tentar jogar o meu melhor e vencer", admitiu o tenista natural da Maia, após assegurar a sua primeira final no circuito ATP.
O número um nacional e 51.º do mundo venceu o argentino Thiago Agustín Tirante, 121.º, nas meias-finais, em uma hora e oito minutos, pelos parciais de 6-3 e 6-4.
"É a minha primeira final, aqui. Era um encontro muito emotivo, era importante para mim mas também para ele. O mais importante hoje não era jogar bem, mas vencer e estar na frente nos momentos importantes", reconheceu, na entrevista após o encontro.
Borges tornou-se no quarto português a chegar a uma final do circuito, depois de João Sousa (12 finais e quatro vitórias), Frederico Gil e Pedro Sousa (uma cada).
"É muito emotivo. Eu sabia que ele estava cansado, pelo precisava de seguir o meu plano. Muito público, excelente ambiente. Ajudaram-me a lutar contra os meus demónios", referiu, ainda no court.
No domingo, a partir das 14:00 locais (13:00 em Lisboa), Borges vai defrontar na terra batida sueca o espanhol Rafael Nadal, antigo número um do mundo e atual 261.º.
O maiorquino, de 38 anos, vencedor de 22 torneios do Grand Slam, vai disputar a sua 131.ª final, à procura do seu 93.º título, dos quais 63 foram conquistados em terra batida.