O sérvio Novak Djokovic, segundo jogador mundial, superou hoje o espanhol Rafael Nadal, atual 161.º, na segunda ronda do torneio de singulares masculinos dos Jogos Olímpicos Paris2024.
Djokovic, que chegou a liderar por 6-1 e 4-0, somou, assim, o 31.º triunfo em 60 embates com Nadal, que venceu 29, três dos quais nas três finais em que defrontou o sérvio em Roland Garros (2012, 2014 e 2020).
O sérvio ganhou os primeiros cinco encontros do ‘set’ inicial, que fechou por 6-1, depois do triunfo do espanhol no sexto jogo, a evitar o 6-0.
O segundo parcial parecia levar um caminho idêntico, com Djokovic a conseguir ‘quebrar’ os dois primeiros jogos de serviço de Nadal e a chegar rapidamente a 4-0.
Mas, o espanhol conseguiu, então, reagir e ganhou quatro jogos consecutivos, incluindo os dois primeiros ‘breaks’ no serviço do sérvio, o segundo, para igualar a quatro, depois de um ponto espetacular, que fez ‘levantar’ o court Philippe-Chatrier.
No nono jogo, quando poderia passar para a liderança do segundo set, Nadal ainda salvou três ‘break points’, mas cedeu ao quarto, com Djokovic a retomar a liderança (5-4) e depois a fechar o encontro com o seu serviço (6-4).
O sérvio, que persegue o primeiro título olímpico em singulares, vai defrontar na próxima ronda, os oitavos de final, o vencedor do embate entre o italiano Matteo Arnaldi, 45.º ATP, e o alemão Dominik Koepfer, 70.º.
Por seu lado, Rafael Nadal continua na competição de pares, na qual faz dupla com Carlos Alcaraz.